O acaso pode resultar em sucesso? Embora este questionamento divida opiniões, há de se afirmar que um evento carregado de imprevisibilidade pode ter levado o metalúrgico Elton Arena, de 35 anos, a um triunfo glorioso.

À Banda B Classic Cars, o também empresário e fundador da Taluda Rodas, uma empresa especializada em customização de rodas automotivas, explicou como o empreendimento surgiu e apresentou algumas atividades desenvolvidas por ele e outros três funcionários.

“Em meados de 2010, tivemos a iniciativa de montar uma empresa de usinagem porque meu pai é ferramenteiro e bastante gente da família atua no ramo industrial. Cheguei a prestar serviços a algumas empresas e, durante esse período, meu irmão me deu a ideia de ‘fazer’ um jogo de rodas para ocupar o tempo”, contou Arena.

Segundo o metalúrgico, apesar de a atividade de customização de rodas não ter passado de um hobby no início, foi após algumas vendas que ele e o irmão viram a possibilidade de abrir uma empresa especializada no ramo.

“Não tinha intenção alguma de comercializar e trabalhar com isso. Acabamos fazendo umas rodas, que na época foram umas bocas de fogão, que era o aumento do aro 13 para 15, e terminei de montar. Em seguida, meu irmão vendeu no mesmo dia”, prosseguiu.

Após isso, um novo jogo foi desenvolvido pelo metalúrgico e, novamente, foi vendido no mesmo dia em que foi produzido. O hobby, então, se tornou o princípio de algo que os irmãos sequer haviam imaginado antes: criar a Taluda Rodas, que logo passou a ter seus produtos rodando em estradas das cinco regiões brasileiras.

A especialização, a dedicação e, claro, a renúncia, caminharam lado a lado durante este período de transformações na vida da família Aruana. Hoje, segundo Elton, a empresa localizada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, possui um perfil no Instagram e conta com pouco mais de 63 mil seguidores.

Ao ser questionado se a usinagem, o processo de desgaste mecânico que tem a intenção de dar forma a uma peça, contribui para a atividade de customização de rodas, o profissional destacou que não há como dissociar tais técnicas.

Foto: Reprodução/Instagram/@taludarodas

“O processo de customizar rodas demanda muito da experiência com usinagem. Eu só consigo fazer pelo fato de ter vindo dessa área e ter experiência com fresas, torno e demais máquinas de CNC [controle numérico computadorizado],projeto e interpretação de desenho.”

Customizar rodas não é simplesmente saber realizar soldas e cortar materiais, diz Elton: “Até tenho que ter uma noção de trigonometria e de várias outras coisas”.

Sobre o tempo médio investido na produção de um jogo de rodas, ele explica que há uma certa relatividade e que isso depende de alguns fatores. De acordo com ele, a empresa não possui uma linha de produção. No entanto, um jogo de rodas para Fusca pode tomar forma em um intervalo de 70 horas.

“Hoje, 98% do que fazemos aqui dentro, pelo fato de ser customização, nasce a partir de uma roda base para fazer o projeto. Um exemplo básico é o Fusca. A gente pega o miolo da roda e trabalha em cima do que era original. Convertemos ela em [aro] 17, com tambores de alumínio, material moderno, e transformamos uma roda que antes era de ferro, usando pneu fininho com câmera, em roda radial para usar sem câmera e na largura que o cliente precisa.”

Em relação ao público que mais procura a Taluda Rodas, Elton não hesita em dizer que os entusiastas do antigomobilismo são os que geralmente desejam circular com rodas personalizadas.

“Nosso público maior compreende os entusiastas de carros clássicos… os que têm Opala, Chevette, [caminhonete] C10, Fusca, Kombi… Não faço apenas rodas para carros aircooled [refrigerado a ar]. Hoje, a Taluda é especializada em rodas customizadas no geral.”

Ao ser questionado se a pandemia afetou negativamente a empresa, o metalúrgico disse que houve uma procura maior pelo serviço durante o período. Prova disso é que as rodas são enviadas, atualmente, para o Brasil todo.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Da renúncia ao sucesso: metalúrgico abre mão do convencional e investe em customização de rodas na Grande Curitiba

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.