Com muitos prêmios, música, comida e chopp, e inspirado no tradicional evento voltado a carros antigos da cidade de Águas de Lindoia (SP), Curitiba irá receber entre os dias 8 e 9 de outubro, a primeira edição do Classic Fest. O evento, que iremos detalhar nesta postagem, acontecerá no tradicional Bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade.

A Banda B Classic Cars conversou com Maurício Hoffmann, idealizador junto com Alisson Pissetti e Gabriel Kugler, para saber detalhes do projeto que busca ser referência à cultura do carro antigo, e não somente aos 100% originais, na capital do Paraná.

*A reprodução deste conteúdo só é possível mediante autorização do Portal Banda B.

Classic Fest Curitiba
Prêmios, música e chopp: Classic Fest busca ser referência à cultura do carro antigo em Curitiba. Foto: Reprodução/Divulgação Classic Fest

Até chegar ao Classic Fest, Maurício contou que foi sempre fã da cultura dos carros antigos. Segundo ele, a relação com Pissetti e Kugler é de longa data e a ideia de criar algo em Curitiba surgiu durante a participação de um destes eventos voltados ao antigomobilismo, na cidade de São Marcos, no Rio Grande do Sul (RS).

“Durante 12 anos, nós fizemos uma edição de um evento na Lapa (cidade da região metropolitana) chamado de ‘OPALAPA’. Era um ‘evento monomarca’, voltado a linha Opala, que ficou conhecido no Brasil inteiro. Inclusive, nós tivemos participações de pessoas de fora do País. Porém, veio a pandemia e não fizemos mais o evento. Só que nesse ínterim, a gente sempre teve vontade de fazer um evento de carros antigos em geral, não só de ‘monomarca’, na cidade de Curitiba”, explicou.

Após voltarem do Rio Grande do Sul a Curitiba, o trio começou a se reunir para “desenhar” o projeto que culminaria na criação do Classic Fest. Os três, de acordo com Hoffmann, começaram a estruturar o evento e a contactar outros profissionais que pudessem contribuir com a ideia.

Soma-se a isso, ao fato de que o trio em questão tem o hábito de frequentar outros eventos por todo o Brasil. Estas inspirações de outros locais, mas também com a visão de que a capital paranaense, sozinha, já ocupa um lugar de destaque no universo automotivo, levou aos três a acreditarem ainda mais nesta possibilidade.

“Sempre entendemos que a cidade é referência neste universo de carros antigos, com uma qualidade acima de média, no que diz respeito a restauração e cuidado com os carros. A gente tem belíssimos exemplos por aqui. Só que não existe um evento fixo na capital, aquele evento que a gente olha e pensa: ‘um encontro de carros antigos na cidade de Curitiba que seja feito anualmente’. Cito isso comparando e tendo como exemplo o evento de Águas de Lindóia, que talvez seja o mais famoso do Brasil”, pontuou Hoffmann.

Surge o Classic Fest em Curitiba

Como já dito, o evento acontecerá no tradicional Bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade. Ele terá shows acontecerão durante todo o final de semana. A programação, de acordo com a organização, contará com apresentações de bandas como Queen Immortal, Raphia (rock internacional), Checkup (rock/pop-rock nacional e internacional), além de artistas individuais como Rod Reno (rock anos 60) e Lucian Satan (blues).

Bosque São Cristóvão Curitiba
O Bosque São Cristóvão também conhecido por Bosque Italiano, é área que pertence à Mitra da Arquidiocese de Curitiba. Está vinculado ao uso da Paróquia São José e Santa Felicidade, e não é aberto à visitação pública, no dia a dia. Ele fica localizado na Rua Margarida Ângela Zardo Miranda. Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba

O Classic Fest também trará mais de 20 comerciantes do meio, com camisetas, produtos para estética automotiva, veículos clássicos à venda. Por sua vez, oficinas mecânicas especializadas e restauradores tradicionais do Paraná e Santa Catarina também se farão presentes.

Além de música ao vivo e espaço para comerciantes da cultura automobilística, o evento terá uma ampla praça de alimentação e uma estimativa da presença de quase 400 carros vindos de regiões do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“O Classic Fest vem para celebrar a cultura do carro antigo. Só que quando falamos em ‘cultura do carro antigo’, entendemos que não é só o carro, de fato, que está envolvido nisso. Temos a questão musical, de alimentos, de vestuário, dos públicos masculino e feminino. A gente teve a preocupação, nesse sentido, de levar atrações para o público feminino (…), que tem crescido muito neste meio. Então, procuramos fazer um evento bem diversificado para atender não só o antigomobilista, mas para ser atrativo a toda comunidade curitibana e pessoas de fora”, disse Hoffmann à Banda B Classic Cars.

Prêmios e incentivos durante o Classic Fest

Como uma espécie de incentivo aos donos de carros, o Classic Fest criou prêmios aqueles que cuidam e zelam pelos possantes. Hoffmann detalhou que haverá a participação de um corpo de avaliadores para estas categorias, mas também que o grande público poderá participar destes prêmios.

“Além disso, se a pessoa que, por ventura, não seja premiada, ela poderá ter um incentivo para se empenhar a ganhar no próximo ano. Isso contribui para que os carros antigos fiquem cada vez melhores ao longo dos anos. Então, a gente busca ter ganho de qualidade”, analisou.

Por motivos de legislação, o evento somente aceitará carros produzidos até 1992. A lei aponta que “veículos antigos” só são aqueles que já possuem mais de 30 anos de fabricação.

Clique aqui e acesse o site para saber como será a dinâmica destas premiações feitas durante o Classic Fest.

Projeto de futuro

Caso você queira participar da primeira edição do Classic Fest, é possível fazer a compra antecipada do ingresso – que já se encontra nas vendas dentro do terceiro lote – para “um dia” ou “dois dias”. As vendas também ocorrerão durante os dias de evento. Por sua vez, os primeiros 300 donos de carros ganharão um kit especial, com direito a camisa do evento.

“Então, a nossa ideia é fazer um evento que, ao longo dos anos, tenha seu formato muito parecido com este. Temos eventos que acontece na cidade, mas são pontuais. Acontecem todo ano, mas não são voltados ao carro antigo, porque possuem cunhos específicos para linhas de carros”, finalizou Hoffmann.

No site – www.classicfest.com.br/ingressos – há tudo discriminado e a pessoa pode acessar as informações por lá.

Contato

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Prêmios, música e chopp: Classic Fest busca ser referência à cultura do carro antigo em Curitiba

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.