Vez por outra, o Athletico é envolvido em uma nuvem de especulações sobre o estado de saúde do presidente Mário Celso Petraglia. Oficialmente afastado do cargo por tempo indeterminado, o dirigente segue o tratamento contra os problemas abdominais crônicos que enfrenta há pelo menos quatro anos. Neste 2023, ele já passou por duas internações em São Paulo, mas agora está em Curitiba e retomando a vida normal. Mas Petraglia não terá um retorno “pleno” ao Furacão.

O presidente do Athletico foi submetido a três cirurgias na região abdominal. As duas primeiras em 2019 e a segunda no final de março deste ano. Por conta destas intervenções, ele passou longos períodos internado no hospital Vila Nova Star, um dos mais modernos de São Paulo. Os cuidados de Petraglia são comandados pelo médico Antônio Luiz de Macedo. Presidente do Comitê de Cirurgia Robótica da Associação Paulista de Medicina, Macedo também operou o ex-presidente Jair Bolsonaro após a facada que levou em 2018.

Em março, ele foi internado às pressas em Curitiba e levado para São Paulo, onde passou pela terceira cirurgia. Após o período no hospital, Mário Celso Petraglia recebeu ordens da equipe médica. A principal é a de evitar o estresse em demasia. E, como se sabe, a rotina do futebol é extremamente desgastante e estressante. Por isso, a recomendação do médico Antônio Luiz de Macedo foi para que ele se afastasse do dia a dia do Athletico.

Longe do Athletico, mas sempre perto

Foi por isso que Petraglia pediu oficialmente o afastamento da presidência do Athletico, passando o cargo para o vice-presidente Aguinaldo Coelho de Farias. Além dele, comandam o Athletico Márcio Lara (financeiro), Fernando Volpato (patrimônio) e Rodrigo Gama Monteiro (jurídico). No futebol, Alexandre Mattos é o CEO, com relativa liberdade de execução dos planos do departamento. Com isso, o presidente cercou a rotina rubro-negra para que ele não precise ter a rotina burocrática do clube.

Mas Mário Celso Petraglia continua sendo a pessoa que manda de fato no Athletico. Todas as decisões estratégicas são tomadas pelo presidente afastado. A negociação de Vitor Roque com o Barcelona, as tratativas de bastidores da Liga Forte Futebol e as decisões judiciais continuam passando pelo dirigente. Da mesma forma a decisão sobre a comissão técnica. Por ora, Petraglia apoia o trabalho de Wesley Carvalho, mas após o empate com o Fluminense no domingo (27) houve a primeira cobrança mais forte ao treinador.

Athletico - Petraglia
Petraglia recentemente foi visto almoçando em um restaurante italiano em Curitiba. Foto: Geraldo Budniak/AGB

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Athletico: mesmo fora do dia a dia, Petraglia continua mandando no clube

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.