O presidente do Athletico Mário Celso Petraglia pediu afastamento do cargo por tempo indeterminado. Há quatro anos o dirigente sofre com problemas de saúde, e em março ele passou por cirurgia na região abdominal em São Paulo. É a primeira vez, desde 1995, que Petraglia se afasta do Furacão por iniciativa própria. O primeiro vice, Aguinaldo Coelho de Farias, assume a presidência interinamente.

Mário Celso Petraglia enviou uma carta aos conselhos Deliberativo e Administrativo do Athletico, “comunicando afastamento temporário, por prazo indeterminado de suas funções na Instituição, para tratamento de saúde e por recomendação médica”, como diz a nota oficial do clube (ver abaixo). O presidente do Furacão continua em São Paulo, se recuperando da cirurgia na região do abdome a que foi submetido. Nos últimos meses, ele só se manifestou em uma carta aos funcionários no dia do aniversário do clube.

Problemas de saúde

Com 79 anos, Mário Celso Petraglia teve problemas de saúde nos últimos anos. Em 2019, ele teve graves problemas no abdome, e passou por duas cirurgias. A internação durou um mês e meio. O presidente do Athletico teve outras internações, em 2020 e 2022 – nesta última, o motivo foi justamente os problemas no abdome, que o levaram a ser transferido de Curitiba para São Paulo.

A última cirurgia aconteceu no final de março. O tratamento do presidente do Athletico é liderado pelo médico Antônio Luiz de Macedo, do hospital paulistano Vila Nova Star. Presidente do Comitê de Cirurgia Robótica da Associação Paulista de Medicina, Macedo também operou o ex-presidente Jair Bolsonaro após a facada que sofreu em 2018. De lá para, várias especulações surgiram sobre o estado de saúde de Petraglia, mas o clube não havia se manifestado até hoje.

Comando do Athletico

Institucionalmente, o Athletico será comandado por Aguinaldo Coelho, eleito no final de abril como primeiro vice-presidente. Mas a substituição de Petraglia será feita por um conselho gestor, que terá cinco integrantesAguinaldo Coelho de Farias (diretor superintendente); Fernando Avelino Volpato (diretor de patrimônio); Marcio Lara (diretor financeiro) e Rodrigo Gama Monteiro (diretor jurídico).

Leia a nota oficial do Athletico na íntegra

O Club Athletico Paranaense informa que na data de hoje, 1º de junho de 2023, o Presidente Mario Celso Petraglia encaminhou carta aos Conselhos Deliberativo e Administrativo, comunicando afastamento temporário, por prazo indeterminado de suas funções na Instituição, para tratamento de saúde e por recomendação médica. Durante o afastamento, o Sr. Aguinaldo Coelho de Farias assume tais funções.

Em primeiro ato decisório do Conselho Administrativo, para este período de licença, o Club será administrado por um Comitê Gestor instituído e composto pelos Srs. Aguinaldo Coelho de Farias (Diretor Superintendente); Fernando Avelino Volpato (Diretor de Patrimônio); Marcio Lara (Diretor Financeiro) e Rodrigo Gama Monteiro (Diretor Jurídico).

Petraglia lamenta que liga de clubes não avance no Brasil. Foto: Monique Vilela/Banda B
São quatro anos de luta de Petraglia contra problemas abdominais. Foto: Arquivo