A médica pediatra Claudia Lima Gusmão Cacho, de 57 anos, tornou-se nesta quarta-feira (1º) a primeira mulher a alcançar o posto de general no Exército Brasileiro. A promoção histórica foi oficializada em cerimônia realizada em Brasília, onde ela recebeu a espada de general e o bastão de comando, símbolos máximos de autoridade entre os oficiais-generais da ativa.

Claudia Lima Gusmão Cacho, primeira mulher general do Exército Brasileiro.
Foto: Centro de Comunicação Social do Exército.

Após quase três décadas de carreira, a militar afirmou que a conquista aconteceu “no tempo necessário” e destacou que mérito independe de gênero. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

“É o reconhecimento do Exército Brasileiro a uma trajetória de quase 30 anos dentro da Força, desde aspirante oficial-médica até, hoje, chegar a esse cargo de oficial-general. Eu me sinto reconhecida pelo trabalho, o mérito que me acompanhou durante essa trajetória. É o meu sentimento maior: gratidão. E muita disponibilidade e aumento da responsabilidade”

afirmou à Folha de S.Paulo.

Natural do Recife, Claudia ingressou no Exército em 1996 e construiu carreira na área de saúde. Agora, chega ao posto de general de brigada, um dos mais altos da hierarquia militar. Ela também assumirá a direção do Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB).

Durante a solenidade, realizada no Clube do Exército, outras promoções também foram oficializadas. Ao todo, 17 coronéis foram elevados a general de brigada, 11 generais de brigada passaram a general de divisão e dois generais de divisão foram promovidos a general de Exército, integrando o Alto Comando.

O ato de promoção foi autorizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 24 de março, data-limite para a assinatura. A medida havia sido defendida pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

Presença feminina no Exército

Em comunicado, o Exército destacou que a promoção da oficial-general representa não apenas o mérito individual, mas também “a maturidade de um Exército que reconhece seus talentos de forma justa e valoriza seus profissionais”.

Dados das Forças Armadas mostram que, em 2023, o Exército contava com cerca de 13 mil mulheres, o equivalente a 6% do efetivo. Na Marinha e na Aeronáutica, a participação feminina é maior, com 11% e 22%, respectivamente.

Outro avanço recente foi o ingresso voluntário de mulheres no Serviço Militar Inicial Feminino. No mês passado, 1.010 brasileiras se tornaram pioneiras e foram incorporadas como recrutas em 38 organizações militares de todo o território nacional.

Trajetória de Claudia Cacho, primeira mulher general do Exército

Ao longo da carreira, Claudia Cacho, ocupou funções estratégicas na área de saúde militar. Atuou no 42º Batalhão de Infantaria Motorizada, em Goiânia, e posteriormente se formou pela Escola de Saúde do Exército, em 1998.

Ela também atuou como chefe do Escalão de Saúde da 1ª Região Militar, subdiretora de Legislação e Perícias Médicas e inspetora-adjunta de saúde do Comando da 9ª Região Militar. Além disso, integrou a direção de hospitais militares em Natal, Campo Grande e no Rio de Janeiro.

Entre as condecorações recebidas estão a Ordem do Mérito Militar, no grau de oficial, e a Medalha do Pacificador, reconhecendo sua atuação ao longo dos anos.

A promoção de Claudia marca um novo capítulo na história das Forças Armadas brasileiras e reforça a abertura gradual de espaços para mulheres em posições de comando.

📲 Não perca nenhuma notícia! Siga o Instagram da Banda B e receba as atualizações direto no seu feed. Clique aqui!

📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.