O Coritiba tentará a sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro sem o seu principal jogador do elenco. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o meia Marcelino Moreno é desfalque para a partida contra o Atlético-MG, neste domingo (08), na Arena MRV. O argentino é o principal garçom do time na competição, com quatro assistências, além de referência técnica coxa-branca. Ele foi um dos principais nomes do último Atletiba.

Em meio a uma temporada de muitas decepções até aqui, Moreno é um dos poucos que se destacam no Coritiba. Com o meia em campo, o Alviverde soma quatro vitórias, três empates e 14 derrotas no Brasileirão – aproveitamento de 23%. Quando o argentino inicia como titular, o desempenho sobe mais: 27%. Apesar de já nada animadora com ele, a campanha despenca sem o jogador.

Quando Moreno não jogou no Brasileirão, o Coritiba somou duas derrotas e dois empates, ou seja, um aproveitamento de 16%. No recorte de toda temporada, o rendimento sem o meia também é preocupante. Em sete partidas que o jogador esteve de fora em 2023, o Alviverde conquistou apenas uma vitória: contra o Foz do Iguaçu, no dia 18 de janeiro, pelo Campeonato Paranaense. Nesses jogos, o Coxa marcou menos de um gol por partida em média.

O craque do Coritiba

Moreno já coleciona boas atuações pelo Coritiba, apesar dos números não chamarem tanta atenção: apenas um gol marcado no ano. Segundo dados do Globo Esporte, o camisa dez é o vice-líder do Brasileirão em número de dribles certos, com 27. Contra o Athletico, na última rodada, o meia liderou o Coxa à vitória com uma assistência e ótima capacidade de ditar o ritmo do ataque.

Contratado no início do ano, Moreno demorou a embalar com a camisa do Coritiba. Pouco utilizado por António Oliveira, o argentino passou a ganhar mais espaço com a chegada de Antônio Carlos Zago, o que seguiu sob o comando de Thiago Kosloski. Em junho o meia assinou em definitivo com o Alviverde após chegar por empréstimo em um primeiro momento. O Coxa desembolsou 1,5 milhão de dólares (R$ 7,1 milhões na cotação atual) ao Atlanta United pela compra do atleta.

Marcelino Moreno, meia do Coritiba.
Marcelino Moreno é o principal jogador do Coritiba. Foto: Gabriel Thá/CFC