Victor Luis e Slimani foram os autores dos gols do Coritiba na vitória por 2×0 sobre o Athletico, neste domingo (1º), no Couto Pereira, pela 25ª rodada do Brasileirão. Mas, quem fez a grande diferença no Atletiba foi o meia Marcelino Moreno, o grande destaque do clássico.

O camisa 10 foi o motor do Coxa, tanto na marcação, quanto no ataque. Não foi incomum ver o armador no campo de defesa, roubando a bola do adversário e construindo as jogadas. Tanto é que foram três desarmes na conta do argentino, que lá na frente era quem, em velocidade, era acionado e puxava a atenção dos marcadores.

Ainda foi coroado com a assistência para o gol de Slimani, no final do primeiro tempo. Na etapa final, mesmo mais cansado, continuava sendo o mais acionado. Fez a função que se esperava dele, que também contou com outros companheiros que se destacaram.

A defesa, depois de oito derrotas consecutivas, passou intacta. Muito pelas atuações de Kuscevic, Henrique e Victor Luís. Inclusive, após o lateral-esquerdo ser substituído, o time foi sufocado em alguns momentos pelo rival, que achou ali um espaço que foi muito bem fechado pelo camisa 26. Já na frente, Slimani mostrou garra e foco. Brigador, não fugiu dos combates e deu muito trabalho à defesa do adversário, que cometeu algumas faltas para segurar o camisa 9.

Athletico apático e com muitas dificuldades

Por outro lado, o Athletico não conseguiu ter uma boa atuação em nenhum momento. Os desfalques, principalmente no setor ofensivo – sem Vitor Bueno, Vitor Roque e Pablo -, fizeram a diferença. O Furacão não conseguia controlar as ações, pouco segurou a bola lá na frente e não manteve o mesmo ritmo.

Mas, mais do que isso, foi um Rubro-Negro apático. Mesmo tendo todo o segundo tempo pela frente para reverter a desvantagem, a equipe pouco sufocou o Coritiba, que vinha sofrendo gols com frequência. Tirando uma bicicleta de Rômulo, o goleiro do rival não foi exigido de forma mais complicada.

A impressão é que o Athletico entrou sem mostrar muita vontade, mesmo com nomes experientes em campo. E isso em um clássico era ainda mais vital. Tanto é que o time foi dominado pelo lanterna e deixou escapar mais uma chance de subir na tabela, na busca por uma vaga na Libertadores.

Marcelino Moreno em Coritiba x Athletico
Marcelino deu trabalho à defesa do Athletico nos 90 minutos. Foto: Divulgação/Coritiba