O CEO de negócios, Alexandre Mattos, está de saída do Athletico. O dirigente informou ao Furacão, nesta segunda-feira (11), que assumirá o cargo de diretor de futebol do Vasco. Ele chega ao Rio de Janeiro nesta terça para assinar um contrato de dois anos com o clube carioca. A Banda B confirmou a informação divulgada inicialmente pelo jornalista Joel Silva, do Lance.

As negociações entre Mattos e Vasco já estavam bem encaminhadas desde a semana passada. A SAF do clube carioca, comandada pelo grupo norte-americano 777 Partners, agiu rápido na busca por um substituto para Paulo Bracks, demitido na última quinta-feira. O Corinthians também fez contato com o dirigente do Athletico, mas não conseguiu atravessar o acerto.

A saída de Mattos pega o Athletico desprevenido. Segundo o jornalista Gilmar Ferreira, do Extra, o CEO tinha uma proposta para renovar com o Furacão por mais quatro anos, mas optou pelo projeto do Vasco. Em 2024, a ideia do clube carioca é investir mais de R$250 milhões no futebol para se consolidar na Série A do Campeonato Brasileiro e passar a disputar títulos. Com vasta experiência e reconhecimento no meio dos negócios, Mattos tem o perfil procurado pela 777.

Impactos ao Athletico

A saída é um atraso para o Athletico pensando no planejamento para 2024. O clube já trabalha na montagem do elenco e da comissão técnica para a próxima temporada, mas agora precisará encontrar um novo diretor no mercado. Na entrevista coletiva que concedeu em 27 de novembro, o presidente Mário Celso Petraglia fez muitos elogios a Mattos e disse que esperava contar com o CEO nos próximos anos.

“Ele é responsável por toda a parte de mercado do Athletico. Quem faz o primeiro primeiro contato é ele. Ele conhece o mundo inteiro, todos os agentes. É uma parte praticamente independente dentro do nosso organograma. Estava até hoje como CEO do clube, mas para não me dedicar mais ao dia a dia, estamos procurando um CEO para administrar o clube. O futebol vai continuar com o Alexandre Mattos, afirmou Petraglia.

No Athletico desde o início de 2022, Mattos foi um dos grandes responsáveis pela formação do elenco vice-campeão da Libertadores no ano passado. Primeiramente, o profissional chegou para ocupar o cargo de CEO de negócios, mas com a saída de Paulo Autuori, ele acumulou também à função de diretor de futebol. O dirigente esteve diretamente por trás da venda de Vitor Roque ao Barcelona, maior negociação da história rubro-negra.

Alexandre Mattos está de saída do Athletico.
Alexandre Mattos será o novo diretor da SAF do Vasco. Foto: Fabio Wosniak/athletico.com.br