O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Alto da Glória, em Curitiba, recebe nesta quarta-feira (11) uma ação de conscientização sobre saúde renal em celebração ao Dia Mundial do Rim.

A atividade vai oferecer informações e testes de saúde gratuitos para a população em parceria com a UNIRIM – Unidade Renal do Portão, do Grupo Instituto do Rim do Paraná. Profissionais da saúde estarão disponíveis para conversar com o público, oferecer orientações e esclarecer dúvidas sobre doença renal crônica e cuidados com os rins.
Testes gratuitos no Dia Mundial do Rim
Segundo a Dra. Michelle Oliveira Mota, diretora médica da UNIRIM (Grupo Instituto do Rim do Paraná), a ação deste ano contará com diversos serviços gratuitos de orientação e avaliação inicial da saúde renal.
“Durante a ação, vamos oferecer aferição da pressão arterial, teste de glicemia capilar para avaliação do diabetes e também a dosagem rápida de creatinina, que é um importante indicador da função renal”.
A médica ressalta que a medição instantânea da creatinina é a principal novidade desta edição.
“Nos anos anteriores não tínhamos esse recurso. Agora vamos realizar essa dosagem na hora, o que ajuda a identificar possíveis alterações na função renal e orientar as pessoas sobre a necessidade de acompanhamento médico. Os exames são simples e realizados no local. Recomendamos apenas que as pessoas levem um documento, pois será feito o preenchimento de um formulário para registro dos atendimentos e para um estudo da Sociedade Brasileira de Nefrologia.”
A expectativa é atender mais de mil pessoas ao longo do dia.
Santuário Perpétuo Socorro
O Santuário Perpétuo Socorro é um local de grande movimentação do público e recebe semanalmente milhares de pessoas que participam das celebrações e das tradicionais novenas. Somente às quartas-feiras, mais de 35 mil pessoas passam pelo local, participando das novenas que acontecem de hora em hora, das 6h às 22h, além das missas celebradas às 7h, 12h e 21h.
Para o Padre Joaquim Parron, redentorista do Santuário, iniciativas como esta reforçam o cuidado com a vida e com o bem-estar da comunidade.
“O Santuário Perpétuo Socorro acolhe diariamente pessoas que buscam fortalecer a fé, a esperança e também cuidado com a vida. Receber novamente esta ação de conscientização sobre a saúde renal é uma forma de colaborar para que as pessoas também cuidem da própria saúde”.
Em 2026, o tema do Dia Mundial do Rim é “Cuidar de pessoas e proteger o planeta”, destacando a relação entre saúde renal e meio ambiente.
Serviço:
Ação do Dia Mundial do Rim no Santuário Perpétuo Socorro
Data: Quarta-feira, 11 de março de 2026
Horário: das 8h às 16h
Local: Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Praça Portugal, s/n, Alto da Glória, Curitiba (PR)
ATIVIDADES
• Aferição de pressão arterial
• Teste de glicemia capilar (avaliação do diabetes)
• Dosagem rápida de creatinina
• Orientações sobre prevenção das doenças renais
• Informações sobre doença renal crônica
• Espaço para esclarecimento de dúvidas com profissionais da saúde
Informações: (41) 3253-2031.
PROGRAMAÇÃO DO SANTUÁRIO ÀS QUARTAS-FEIRAS
• Novenas de hora em hora, das 6h às 22h
• Missas às 7h, 12h e 21h
📲 Não perca nenhuma notícia! Siga o Instagram da Banda B e receba as atualizações direto no seu feed. Clique aqui!