O Coritiba está oficialmente rebaixado à Série B. Na noite deste sábado (25), o Alviverde perdeu por 2×1 para o Fluminense, no Maracanã, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, e não pode mais deixar a zona do rebaixamento. O Coxa competiu até onde deu, mas desperdiçou chances e viu o talento dos cariocas se sobressair. Cano e John Kennedy, em dois golaços, deram a vitória ao Tricolor. Jesé Rodríguez descontou para os paranaenses.

Após um primeiro tempo equilibrado, o Fluminense controlou o jogo na etapa final e fez valer o amplo favoritismo. Para não cair já nesta rodada, o Coritiba precisava obrigatoriamente da vitória. O resultado deixou o Alviverde com 29 pontos, a 12 do Cruzeiro, primeiro fora da ZR. Com nove pontos ainda em disputa, os paranaenses viram a situação ficar finalmente irreversível. O Coxa volta a campo diante do Botafogo, na próxima quarta-feira (29), às 21h30, no Couto Pereira.

Coritiba joga bem, mas sofre um golaço

O Fluminense tentou rapidamente assumir o protagonismo do confronto. Logo aos dois minutos, Cano recebeu de cara para o gol, mas perdeu uma chance que normalmente converte. Do lado do Coritiba, Kaio César chamou a responsabilidade e incomodou a defesa carioca. Foi dele o lance que originou a falta cobrada por Victor Luís, que passou passou rente à trave de Fábio. Franco atirador em campo, o Alviverde não se encolheu e procurou jogar.

O Coritiba seguiu perigoso e mostrou que foi em busca dos três pontos. Se não fosse pela ótima defesa de Fábio, Gómez teria aberto o placar no Maracanã em chute à queima-roupa. O próprio Gómez teve uma chance ainda mais clara minutos mais tarde. O colombiano recebeu um grande pivô de Diogo Oliveira, ficou de frente para o gol, mas finalizou para fora. Mesmo com o controle da posse de bola, o Fluminense não conseguiu se impor e segurou como pôde o ímpeto alviverde. Porém, o Tricolor tem um goleador diferenciado: Germán Cano. O argentino acertou um chute no ângulo de Luan Polli e tirou os cariocas do sufoco: 1×0, e intervalo.

Fluminense domina e mata o jogo no segundo tempo

O Fluminense voltou mais intenso e ligado para a segunda etapa. Embalado pelo gol, o Tricolor chegou muito perto de ampliar com John Kennedy, que acertou a trave após lindo lance individual. Logo depois, o Tricolor novamente balançou o poste em cabeceio de Arias. O Coritiba manteve a postura ofensiva e tentou de todas as formas esboçar uma reação, mas não manteve o mesmo ritmo do primeiro tempo.

A pressão era insana e logo fez efeito. Outro destaque da temporada do Fluminense, John Kennedy colocou com muita precisão no ângulo coxa-branca. Mais um golaço no Maracanã, e vitória encaminhada. Os cariocas seguiram empilhando oportunidades, mas desta vez não foram felizes. O Coritiba ficou próximo de descontar com Bruno Gomes, mas a finalização parou no travessão. Porém, o merecido gol de honra saiu. Jesé Rodríguez chutou com desvio, venceu Fábio e marcou o seu primeiro gol com a camisa coxa-branca. Fim de jogo: 2×1, Coritiba oficialmente rebaixado.

Ficha técnica

BRASILEIRÃO
2º Turno – 35ª rodada

FLUMINENSE 2×1 CORITIBA

Fluminense: Fábio; Guga, Nino, Felipe Melo (Isaac) e Marcelo (Diogo Barbosa); André, Daniel (Lelê) e Lima (Ganso); Jhon Árias, John Kennedy (Giovanni) e Cano. Técnico: Fernando Diniz

Coritiba: Luan Polli; Natanael, Kuscevic, Thalisson Gabriel e Victor Luís; Bruno Gomes, Andrey (Willian Farias) e Sebastián Gómez (Matheus Bianqui); Kaio César (Hayner), Diogo Oliveira (Gabriel Silva) e Maurício Garcez (Jesé Rodríguez). Técnico: Thiago Kosloski

Local: Maracanã (Rio de Janeiro-RJ)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (FIFA-SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)
Gols: Cano aos 45′ do 1°T; John Kennedy aos 18′ do 2°T, Jesé Rodríguez aos 44′ do 2°T
Cartão amarelo: Felipe Melo (FLU); Diogo Oliveira, Sebastián Gómez (CFC)
Renda: R$766.931,00
Público total: 19.919 torcedores

Fluminense x Coritiba, pelo Brasileirão.
O Coxa não pode mais deixar a ZR do Brasileirão. Foto: Thiago Mendes/W9 PRESS/Folhapress