Em reestruturação de todo o seu departamento de futebol, o Coritiba anunciou, nesta quarta-feira (26), a criação do Centro de Inteligência e Análise Desportiva, o CIAD. Este novo departamento vai unificar os setores de análise de desempenho e de prospecção e mercado. É mais um passo da Treecorp, dona da SAF alviverde, para modernizar a gestão da atividade-fim do Coxa, o futebol. Todos os setores foram alterados – em última análise, até o comando técnico.

Trabalhando a valer há dois meses, o CEO Carlos Amodeo liderou uma transformação completa no futebol do Coritiba. Todas as gerências ligadas ao futebol foram trocadas, e os setores foram rearranjados. A criação do CIAD é o passo mais ousado. O objetivo é mudar o patamar da avaliação de desempenho e de mercado. O fato do Coxa ter montado dois elencos em 2023 mostrou que a Treecorp precisava agir.

Esta nova gerência conta com um novo responsável. O Coxa também confirmou a contratação de Rafael Vieira, apresentado pelo clube como precursor da análise de desempenho no futebol brasileiro. No currículo, ele tem passagens pelas seleções brasileiras principal e olímpica, na qual trabalhou em Londres em 2012. Também trabalhou no Athletico, Corinthians, Atlético-MG, Al-Nassr, da Arábia Saudita, e Cerro Porteño, do Paraguai.

Coritiba autosustentável

O departamento de captação é fundamental para o principal objetivo da Treecorp nos primeiros anos de gestão do Coritiba – transformar o clube numa empresa autosustentável. O plano da dona da SAF alviverde é fazer com que o Coxa não dependa dos aportes externos para crescer. “É com grande satisfação que chego no Coritiba neste novo projeto de reestruturação do clube. Agradeço a confiança do CEO Carlos Amodeo e do head Artur Moraes pela oportunidade de desenvolver o CIAD”, disse Vieira, ao site oficial do Coritiba.

Do quase abandono à estreia com gol. A carreira de Diogo Oliveira até chegar ao Coritiba

A próxima partida do Coritiba no Campeonato Brasileiro será neste domingo (30), às 16h, contra o Botafogo, no Nílton Santos. A Banda B acompanha o jogo a partir das 14h, e quando a bola rolar, a narração será de Anderson Luiz, com comentários de Cristian Toledo e Capitão Hidalgo e reportagens de Jhonatan Mendes. Acompanhe a transmissão em AM 550, FM 79.3, pelo nosso aplicativo, no www.bandab.com.brnas redes sociais e no YouTube.

Rafael Vieira, novo gerente do Coritiba
Rafael Vieira será o gerente de inteligência e análise desportiva do Coxa. Foto: Gabriel Thá/Coritiba

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Com ex-seleção, Coritiba reformula totalmente o departamento de futebol

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.