Uma mescla de experiência com juventude, a combinação vista como a ideal para um time de futebol. E, inicialmente, o Coritiba está seguindo esta cartilha. Pelo elenco que tem à disposição e os reforços que estão chegando, o Coxa deve iniciar a temporada 2024 com uma equipe titular com média de 28 anos.
Uma provável formação inicial para este ano conta com: Gabriel, Natanael, Reynaldo, Thalisson Gabriel e Jemerson; Arilson, Sebastian Gómez e Marcelino Moreno; Robson, Edu e Slimani. Os recém-contratados Rodrigo Gelado e Vini Paulista também podem ser boas opções, o que até diminuiria mais essa média de idade, mas dificilmente essa formação deve mudar muito.
Entre os iniciais, apenas quatro têm 30 anos ou mais: o goleiro Gabriel, de 31 anos, e o trio de ataque, Robson (32), Edu (30) e Slimani (35), o mais velho.
Gol e ataque encabeçam os ‘trintões’ do Coritiba
Os quatro são os que puxam a média para entre 27 e 28 anos. Os demais todos são bem mais jovens, com o volante Arilson (29 anos) e o meia Marcelino Moreno (28) sendo os mais velhos. Na sequência aparecem Reynaldo e Sebastian Gómez (27 cada), Jemerson (25) e Natanael e Thalison (22 cada).
Caso Rodrigo Gelado (20 anos) e Vini Paulista (22) seja titulares, dependendo de quem perder a posição, a média de idade pode ser ainda menor. No caso do primeiro, a disputa é com Jemerson. Já Vini pode mexer na estrutura de maneira geral.
A troca mais simples seria entrar na posição de Sebastian Gómez. Nesta situação, a média pode cair para 27 anos. Uma outra possibilidade seria ele fechar mais o meio-campo, formando um trio com Arilson e Sebastian, com Marcelino Moreno indo para o ataque e Edu sendo sacado. Com isso, a média iria para 26,3 anos.
Porém, vale destacar que Slimani estará fora da pré-temporada e dos primeiros jogos do Coxa na temporada, por estar servindo a Argélia na Copa Africana de Nações (CAN). Ou seja, com o atleta mais velho do grupo atualmente de fora, a faixa de idade cairia ainda mais.
Coxa tenta diminuir média
Até aqui, o Coritiba anunciou quatro reforços para 2024: Rodrigo Gelado, Arilson, Vini Paulista e Matheus Frizzo. Todos, além de experiência na Série B, são jovens. O mais velho é Frizzo, com 25 anos.
Por outro lado, nomes como Henrique, Samaris, Boschilia e Jesé, por exemplo, todos com mais de 30 anos, foram embora. A ideia é ter um elenco enxuto e que suporte a sequência de partidas. Por isso, apostar na juventude é a grande alternativa do técnico Guto Ferreira inicialmente.