O atacante Slimani não fará a pré-temporada de 2024 com o Coritiba. O jogador foi convocado, neste sábado (30), para defender a seleção da Argélia na Copa Africana das Nações (CAN), que acontece entre os dias 13 de janeiro e 11 de fevereiro.

Desta forma, quando o elenco coxa-branca se reapresentar no próximo dia 6, o argelino será uma ausência certa, além de algumas rodadas do Campeonato Paranaense. O número de jogos pode chegar até a oito, dependendo do desempenho da seleção na competição, que será realizada na Costa do Marfim.

A Argélia está no Grupo D, com Angola, Burkina Faso e Mauritânia. A estreia será contra os angolanos, no dia 15. Depois, encara Burkina Faso, dia 20, e Mauritânia, dia 23. Ou seja, Slimani, no mínimo, ficará de fora das três primeiras partidas do Coxa no Estadual.

Slimani pode voltar em momento decisivo para o Coritiba

Caso a Argélia chegue à decisão, Slimani só poderia voltar a vestir a camisa do Coritiba a partir da nona rodada, que está marcada para o dia 14 de fevereiro, apenas três dias depois da grande final da Copa Africana. Pela logística e desgaste físico, até mesmo desse confronto o camisa 9 poderia ficar de fora.

Por outro lado, o atacante voltaria com ritmo de jogo melhor que os companheiros e chegaria no primeiro momento decisivo na temporada, próximo do mata-mata do Paranaense e também da estreia na Copa do Brasil, que acontecerá entre os dias 21 e 29 de fevereiro.

Aos 35 anos, Slimani é o maior artilheiro da seleção da Argélia, com 47 gols em 98 jogos. A tendência é que seja titular e peça-chave na busca pelo título, que o país não conquista desde 2019, na penúltima edição. A seleção também foi a campeã em 1990 e vice-campeã em 1980.

Slimani em ação em Coritiba x Athletico
Slimani tem três gols em 11 jogos pelo Coxa. Foto: Geraldo Bubniak/AGB