Com o rebaixamento no Brasileirão, o Coritiba terá pela frente apenas três campeonatos em 2024: Paranaense, Copa do Brasil e Série B. Até por isso, o número de jogos pode ser pequeno, mas superando 2023, para mais ou para menos.
Na última temporada, com desempenho ruim no Estadual e na Copa do Brasil, o Coxa entrou em campo apenas 55 vezes, marca que pode ser até pior caso não vá bem na primeira parte do ano. Para isto acontecer, o Alviverde teria que cair na primeira fase do Paranaense e não chegar à terceira fase do mata-mata nacional.
Sendo mais preciso, o Coritiba terá, no mínimo, 50 partidas em 2024: 11 pelo Paranaense, uma pela Copa do Brasil e 38 pela Série B. No entanto, este número pode subir em mais de 30%, desde que tenha um ano praticamente perfeito.
Coxa quer relembrar velhos tempos
O máximo de jogos que o Coxa pode fazer em 2024 é 67. Neste caso, o Alviverde teria que chegar às finais do Paranaense e da Copa do Brasil, que totalizariam 17 e dez jogos, respectivamente. Além das 38 rodadas da Série B, que também estão garantidas.
Até hoje, os anos com mais partidas na história foram justamente quando o clube chegou à decisão da Copa do Brasil. Em 2011, foram 72 confrontos, enquanto em 2012 foram 76, por conta da participação também na Sul-Americana. Naquelas duas temporadas, o regulamento do Paranaense era diferente, com mais jogos. Em 2011, o Coritiba disputou 22 duelos no Estadual. Em 2012, foram 24, quando precisou de uma final para decidir o título, conquistado em cima do Athletico.
Ou seja, proporcionalmente, se repetir a mesma campanha agora, o Coxa chegaria a um calendário longo, algo que não consegue ter há muitos anos.
Coritiba não chega a 60 jogos na temporada desde 2016
Os últimos anos não estão sendo dos mais proveitosos para o Coritiba. Apesar dos títulos do Paranaense em 2017 e 2022, desde 2016 o time não sabe o que é chegar a 60 partidas em uma mesma temporada. A última vez foi há oito temporadas, com 67 confrontos, entre Paranaense, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Brasileirão.
Isso se deve ao baixo desempenho em todos os torneios. No Brasileirão, a briga contra o rebaixamento, as quedas e as disputas da Série B deixaram o Coxa longe da Sul-Americana. Além disso, na Copa do Brasil, a equipe sofre e não tem conseguido passar da terceira fase. A última boa campanha foi em 2015, quando foi eliminado pelo Grêmio, nas oitavas.
Soma-se a isso, péssimas campanhas no Paranaense, como a eliminação ainda na primeira fase, em 2021, e nas quartas de final, em 2023, que explicam o fato de poucas partidas nas últimas sete temporadas. Algo que o Alviverde quer mudar em 2024, em uma espécie de volta por cima, que pode ser coroada com a volta à primeira divisão de 2025.
O primeiro confronto deste novo ano será no dia 18 de janeiro, quando o Coritiba encara o PSTC, às 20h30, no Couto Pereira, pela primeira rodada do Campeonato Paranaense. O último duelo será no dia 26 de novembro, pela última rodada do Brasileirão.