O Athletico é líder do grupo G da Copa Libertadores. O Furacão venceu o Libertad por 2×1, de virada, na noite desta quinta-feira (4), no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. O resultado coloca o Rubro-Negro com sete pontos, três à frente do Alianza Lima e quatro de vantagem para o Atlético-MG. Vencendo seus dois jogos em casa no returno, o Athletico se classifica para as oitavas de final.
Apesar de começar com o time esperado por torcida e crítica, o Athletico só virou o jogo “voltando ao normal”, quando Paulo Turra colocou Rômulo e Thiago Andrade em campo. Rômulo fez o primeiro do Furacão, e Alex Santana, confirmando o papel de autor de gols decisivos, marcou o gol da virada.
A próxima partida do Athletico na Libertadores é no dia 23, uma terça-feira, contra o Atlético-MG, jogo marcado para o Mineirão, mas que deve ser transferido para o Independência por problemas de gramado. Pelo Brasileirão, o Furacão joga neste domingo (7), às 16h, contra o Flamengo, na Arena da Baixada, em jogo da quarta rodada do campeonato.
O jogo do Athletico
Enfim com os quatro jogadores de maior qualidade do time começando juntos, o Athletico começou marcando o Libertad desde o campo de ataque. Mas uma saída errada de Bento fez o time paraguaio entrar na área rubro-negra. E o artilheiro Óscar Cardozo não perdeu a chance para abrir o placar. Após sofrer o gol, o Furacão se postou todo na frente, enquanto os donos da casa voltavam todos os jogadores atrás da linha da bola.
O cinturão defensivo do Libertad impedia que o Athletico criasse muitas oportunidades. E os paraguaios contra-atacavam, a ponto de Cardozo perder uma oportunidade incrível, de frente para Bento. O Furacão estava espaçado no gramado, principalmente entre meio-campo e ataque. Tecnicamente, Vitor Bueno, Terans, Pablo e Vitor Roque estavam apagados. E assim a primeira etapa passou sem uma ameaça real ao gol de Martín Silva.
Segundo tempo
Paulo Turra resolveu mudar o time no intervalo. Sacou Pablo e Vitor Bueno e colocou Rômulo e Thiago Andrade. Era o Athletico de novo com dois extremas. E a mudança deu resultado. Na cobrança de falta, a bola sobrou para Pedro Henrique, que cruzou na cabeça de Rômulo. Com sete minutos da etapa final, o camisa 35 empatou o jogo. O Furacão seguiu no campo de ataque buscando a virada. A sensação era que o time se adaptava melhor ao sistema “antigo”.
E o Athletico foi criando chances. Terans cresceu no jogo, e foi dele a assistência perfeita para Alex Santana só completar para virar o resultado. A partir daí, o nervosismo mudou de lado, e era o Libertad que tentava pressionar – inclusive com a entrada do veteraníssimo Roque Santa Cruz, de 41 anos. Mas o Furacão jogou com inteligência, resistiu à blitz paraguaia e manteve a vitória, que pode ser decisiva na classificação para as oitavas de final da Libertadores.
Ficha técnica
COPA LIBERTADORES
Grupo G – 3ª Rodada
LIBERTAD 1×2 ATHLETICO
Libertad
Martín Silva; Ivan Piris, Viera, Barboza e Giménez (Roque Santa Cruz); Campuzano, Diego Gómez (Lezcano), Sanabria (Espinoza), Villalba (Ramírez) e González; Óscar Cardoso (Oviedo).
Técnico: Daniel Garnero
Athletico
Bento; Khellven, Thiago Heleno (Zé Ivaldo), Pedro Henrique e Pedrinho; Fernandinho, Alex Santana (Erick) e Vitor Bueno (Thiago Andrade); Terans (Christian), Vitor Roque e Pablo (Rômulo).
Técnico: Paulo Turra
Local: Defensores del Chaco (Assunção-PAR)
Árbitro: Jhon Ospina (COL)
Assistentes: Alexander Guzman (COL) e Wilmar Navarro (COL)
VAR: Juan Lara (CHI)
Gols: Óscar Cardozo 10 do 1º; Rômulo 7 e Alex Santana 20 do 2º
Cartões amarelos: Campuzano (LIB); Pablo, Alex Santana, Thiago Heleno, Pedrinho, Christian (CAP)
Cartões vermelhos: