Curitiba pode ganhar um hospital público veterinário voltado a famílias de baixa renda. A informação foi revelada à Banda B pelo deputado federal Matheus Laiola (União) durante entrevista nesta sexta-feira (24). Segundo Laiola, trata-se de uma enorme conquista para a cidade porque o projeto é pioneiro no Paraná.

Cães com ansiedade precisam ir ao veterinário. Foto: Pixabay

Laiola afirmou que o contato com o poder público foi feito, inicialmente, com o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD), no dia 10 de fevereiro. Durante a conversa, foi divulgado a ideia de se fazer o hospital público gratuito aos pets de Curitiba e aos tutores que não possuem condições financeiras de bancar tratamentos médicos.

A gente sabe que o tratamento é um tratamento com valor considerável e milhares de pessoas, não só em Curitiba, mas no Paraná e no Brasil, não têm como arcar com isto. Então, o objetivo seria este: pessoas de baixa renda terem acesso ao atendimento público veterinário gratuito na cidade de Curitiba.

Matheus Laiola.

Dados da União Internacional Protetora dos Animais (UIPA) apresentados em um estudo no ano passado mostram um crescimento de 400% na adoção de animais durante a pandemia. Com este aumento de pets vivendo junto às famílias, Laiola argumentou que a realidade para a construção de um hospital público veterinário se torna viável.

Até o momento, o poder público trabalha com hipóteses de locais onde pode ser construído o hospital na capital paranaense.

É para ser um local referência no país. O que a gente tem feito são estudos sobre a possível capacidade diária deste hospital, da quantidade de animais que poderão ser atendidos, das espécies. (…) Estes detalhes ainda não temos como repassar, mas, com certeza, a gente vai fazer de um jeito para que a população curitibana possa ter orgulho deste hospital veterinário.

Matheus Laiola.

O hospital está previsto para ser lançado em 2024.