A benzedeira Dona Joana Barausse, conhecida principalmente por relatos de cura relacionados à bronquite, confirmou que vai manter a tradição do benzimento realizado na Sexta-feira Santa, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

A benzedeira Dona Joana, de Campo Largo, usa uma blusinha preta e branca. Ela tem cabelos brancos e o rosto com manchas. Atrás, aparecem imagem de santo. Ela tem olhos escuros.
Benzedeira Dona Joana Barausse confirma tradição da Sexta-feira Santa em Campo Largo. Foto: Reprodução/Folha de Campo Largo

A tradição, que já atravessa gerações e acontece há mais de 30 anos, tem diversas histórias emocionantes.

Segundo Dona Joana, ela já testemunhou vários casos de melhora nas últimas décadas. Inclusive, situações consideradas difíceis até pelos médicos. As informações são da Folha de Campo Largo, parceira da Banda B.

Benzedeira recebe pedido de fiéis de várias regiões do Brasil

Em 2025, a benzedeira atendeu 1.620 pessoas, mas a expectativa para este ano é ainda maior: Dona Joana tem o desejo de acolher um número ainda mais expressivo de fiéis.

Segundo a religiosa, pessoas de várias cidades da região e até de outros estados se deslocam especialmente para participar do tradicional benzimento.

“A cada ano aumenta mais. Vem gente daqui de Campo Largo, da região e também de muito longe. Tem pessoas que vêm de outros estados só para participar da bênção da Sexta-Feira Santa, porque acreditam muito no poder da oração”

relata a benzedeira.

Relatos emocionantes

Os relatos de fé e cura são emocionantes. Diversos fiéis, que já passaram com Dona Joana ou que levaram alguém, contam sobre a experiência com a benzedeira.

“Curou meu filho de bronquite. Hoje já é um homem forte com 35 anos”, escreveu uma internauta nas redes sociais. Outra pessoa também relatou uma experiência semelhante. “Meu filho foi curado quando tinha 09 meses. Hoje, com 26 anos, é um homem forte e com saúde”, disse.

Um fiel ainda aproveitou para contar o que viveu após se benzer com Dona Joana. “Eu tinha bronquite asmática e me curei através do benzimento da Dona Joana”, escreveu.

Mas, os relatos de fé ultrapassam o limite da saúde. Uma mulher também contou que, além da cura nos filhos e neto, o marido foi abençoado com um emprego.

“Meu marido, uma vez, estava atrás de emprego. Fui com ele até ela e ela benzeu a carteira de trabalho dele. Não levou muitos dias e já arrumou emprego, até ele aposentar”

contou.

Como participar do benzimento

Os fiéis que tiverem interesse em participar do benzimento devem preparar um envelope individual para cada pessoa, mesmo quando se trata de integrantes da mesma família.

Dentro deste envelope, devem ser colocadas unhas das mãos e dos pés cortadas, três mechas de cabelo da região da nuca e uma doação voluntária.

Já na parte externa, é necessário escrever o nome, a idade e a doença ou problema de saúde a ser tratado. Além disso, Dona Joana alerta que os envelopes não devem ser grampeados.

“Peço que não grampeiem os envelopes, porque isso pode prejudicar o material na hora de abrir. É importante deixar o envelope bem fechado, mas sem grampos, para facilitar o nosso trabalho”

explica.

Outro ponto fundamental é o momento em que os fiéis devem coletar as unhas e os cabelos. Segundo Dona Joana, esse processo deve ocorrer somente após a meia-noite da Sexta-Feira Santa, respeitando a tradição.

“É importante que as unhas e as mechas de cabelo sejam cortadas depois das 0h da Sexta-Feira Santa. Isso faz parte da preparação para a bênção e deve ser feito com fé e oração”

destaca.

Horários e local de entrega

A entrega dos materiais começa à meia-noite da Sexta-Feira Santa e segue até as 16h. A caixa de recebimento ficará próxima à sala da benzedeira, dentro do terreno. Entretanto, não será permitido deixar os envelopes no portão, pois podem ser danificados por chuva ou neblina.

A casa de Dona Joana Barausse fica na Estrada Dom Rodrigo, nº 1.286, no bairro Itaboa, em Campo Largo. A entrega dos envelopes ocorre de 0h às 16h da Sexta-Feira Santa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3399-4692.

Além disso, os atendimentos regulares acontecem de segunda a sábado, das 8h às 11h e das 14h às 18h.

Oração feita em casa fortalece a fé

Além da entrega do material, Dona Joana reforça que os fiéis devem participar espiritualmente da tradição. Durante todo o dia, a orientação é manter o pensamento voltado à fé, pedindo a intercessão de Jesus e a cura desejada.

“Eu vou estar aqui fazendo a minha parte, junto com mais pessoas que também fazem as orações, mas é importante que cada um também esteja em oração na sua casa”

ressalta.

Pontualmente às 18h, ela inicia a bênção e convida todos a se unirem em oração, mesmo à distância. “A oração é a chave para que a bênção seja alcançada. Eu não oro por essas pessoas só na Sexta-Feira Santa, mas continuo colocando esses nomes em oração depois também“, afirma.

Doações ajudam instituições de caridade

As doações entregues junto aos envelopes têm destino certo. De acordo com Dona Joana, os valores arrecadados são contados, divididos e repassados para instituições de caridade que ela acompanha. Dessa forma, a iniciativa une fé e solidariedade em uma mesma corrente.

📲 Não perca nenhuma notícia! Siga o Instagram da Banda B e receba as atualizações direto no seu feed. Clique aqui!