Uma bebê de apenas 26 dias foi salva por dois policiais militares (PMs) após se afogar e ficar inconsciente em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A ocorrência aconteceu há cinco dias, mas só veio a público neste domingo (16).
Conforme descrito pela PM, os soldados Granato e Prestes patrulhavam o Colégio Estadual Professor Anderson Rangel quando foram surpreendidos por uma mãe pedindo ajuda em estado de desespero.
Ela havia saído de um veículo, sendo acompanhada pelo marido que carregava a filha nos braços. Naquele instante, por volta das 18h30, os policiais perceberam a pequena afogada, roxa e inconsciente.
Diante da situação, de imediato, o soldado Granato, conforme continua a PM, colocou a bebê, de bruços, em seus braços e executou a manobra de heimlich, desobstruindo rapidamente as vias aéreas da bebê, desafogando-a. Ela então começou a chorar voltando sua respiração normal e também à cor de pele normal.
Eu conversei com os pais e eles contaram que estavam dando banho na criança, quando ela se engasgou. Acabou indo água no rosto dela. O pai ainda falou que o avô tentou desengasgar a criança na casa deles, mas não conseguiu. Então, diante da situação, os pais decidiram sair para procurar ajuda na UPA do Jardim Veneza. Graças a Deus, consegui fazer a manobra com sucesso.
soldado Granato.
Granato ainda deu dicas do que fazer, caso você se depare com alguma situação parecida. Para ele, o mais importante é estar preparado.
O que eu oriento é que os pais se aperfeiçoem. Os pais costumam ficar ansiosos porque se tratam dos próprios filhos. Então, procuram ajudam de terceiros. Há vídeos no Youtube, que mostram as manobras de heimlich. É bem fácil, é só assistir os vídeos e praticar.
soldado Granato.
Depois disso, Maria Heloisa foi entregue novamente aos pais e conduzida até uma maternidade, local onde foi atendida por um médico.