O deputado estadual Nelson Justus (DEM) foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na tarde desta terça-feira (16).

O parlamentar foi escolhido por aclamação, sem votação nominal. Ele assume o posto após o deputado Fernando Francischini (PSL), que era o chefe do grupo de trabalho, ter o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nelson Justus Alep
Fotos: Dálie Felberg/Alep

Justus está no oitavo mandato como deputado estadual e já foi presidente da CCJ nas legislaturas anteriores. Em 2019, chegou a colocar o nome para disputar o cargo, mas desistiu nos momentos finais.

Eu já fui presidente desta casa e desta comissão não sei nem quantas vezes, mas é uma honra muito grande, um privilégio e uma responsabilidade maior ainda não só substituir o deputado Francischini, mas presidir a comissão mais importante desta casa, disse após a eleição.

Além de Nelson Justus, fazem parte do grupo os deputados Márcio Pacheco (PDT), Paulo Litro (PSDB), Evandro Araújo (PSC), Homero Marchese (PROS), Hussein Bakri (PSD), Delegado Jacovós (PL), Tadeu Veneri (PT), Tiago Amaral (PSB), Tião Medeiros (PTB), Cristina Silvestri (Cidadania) e Maria Victória (PP).

Cassação de Francischini

Por seis votos a um, no último dia 28 de outubro, o Plenário do TSE cassou o mandato e tornou inelegível o deputado Delegado Francischini por oito anos. De acordo com órgão, ele divulgou notícias falsas contra o sistema eletrônico de votação nas eleições de 2018.

📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.