O soldado da Polícia Militar (PM), Odinei Espedito de Matos, de 35 anos, foi promovido à graduação de cabo da PM, pelo comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva, em reconhecimento aos seus serviços prestados à comunidade paranaense.

O militar estadual foi vítima de um acidente embarcado enquanto estava de serviço, em abril deste ano. Ele lutou bravamente pela sua recuperação durante meses, mas acabou falecendo no dia 7 de julho – há exatos 30 dias.

Polícia Militar Paraná
Em homenagem, PM é promovido a cabo um mês após morrer por conta de acidente no Rio Paraná. Foto: Divulgação/Polícia Militar

Segundo a PM, o reconhecimento foi concedido com base no Artigo 42 da Lei Estadual n.° 5.940, de 8 de maio de 1969, que permite a ação em casos como o do militar estadual. A decisão do Comandante-Geral está respaldada no Artigo 13-A da Lei Complementar n° 231, de 17 de dezembro de 2020, e é uma homenagem ao trabalho e dedicação do policial ao longo de sua carreira.

A promoção post-mortem foi oficializada por meio da Portaria do Comando-Geral n° 159, de 3 de agosto de 2023, e entrará em vigor após a sua publicação no Diário Oficial. A medida visa honrar a memória do policial e prestar uma justa homenagem pelos serviços prestados à sociedade paranaense.

Sobre Odinei

O cabo PM Odinei Espedito de Matos ingressou na Polícia Militar do Paraná em 2016 e, de acordo com a PM, “desde então desempenhou suas funções com profissionalismo e comprometimento”. Ainda, conforme dito pela PM, “seu trabalho exemplar rendeu reconhecimento e elogios por parte de seus superiores e colegas de trabalho”.

A homenagem ao Cabo PM Odinei Espedito de Matos marca um momento de reflexão sobre a dedicação e coragem dos policiais que arriscam suas vidas diariamente para proteger a comunidade. Que sua memória seja eternizada como exemplo de bravura e comprometimento com a segurança pública.

Polícia Militar do Paraná.