A 11ª edição da coleção “Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses” traz 15 perfis biográficos que abordam a trajetória profissional de paranaenses que se destacam em suas áreas de atuação. O livro do jornalista e professor Aroldo Murá G. Haygert será lançado na próxima segunda-feira (12), a partir das 19h, no Palácio Garibaldi (localizado no Alto São Francisco, em Curitiba). Parte da renda da noite será revertida às obras sociais do Instituto Ciência e Fé de Curitiba.

Aroldo Murá dá sequência à sua coleção “Vozes do Paraná”, que começou em 2008 e cursa uma trajetória singular e pioneira no mercado editorial paranaense. Nesse período, ao todo, 255 personalidades foram retratadas, formando um mosaico ímpar da história moderna e contemporânea do Paraná. Os perfis apresentam uma breve passagem genealógica retrospectiva aliada a um trabalho jornalístico de prospecção, que são as marcas de seu autor, com 79 anos e mais de 50 desempenhando a atividade de jornalista.

Aroldo Murá – Foto: André Nunes Contatos: [email protected]

Homenageados

Além do papel de captadora da história em tempo real, a coleção reconhece também a contribuição dada ao Paraná por personalidades já falecidas. É o caso, nesta edição, do empresário Abdo Abage, que foi Cônsul Honorário da Síria para o Paraná e Santa Catarina entre 1987 e 2017.

Ao longo dessas 30 décadas, Abage, que morreu em 2018, realizou um trabalho dedicado a favor dos imigrantes sírios que vieram para o Brasil. Ele também foi membro do Conselho Superior da Associação Comercial do Paraná (ACP) e personalidade de destaque na vida social e econômica do Paraná.

Abage nasceu em 27 de maio de 1940 em Curitiba, foi casado com Ironita Carmen Ghesti Abage e teve três filhos: Fabiana, Adriane e Rafael. Realizou sua formação acadêmica na Universidade Federal do Paraná, na qual formou-se em 1968 em Engenharia Civil. Abagefoi sócio-diretor das empresas Plastilit e da Polifort.

“Nada o tirava do foco de suas atenções prioritárias: Ironita, os filhos, netos e irmãos, a comunidade de sírios e seus descendentes aos quais representou como cônsul por 30 anos. Nisso, como cônsul honorário, foi dono de reconhecimento unânime”, descreve Haygert.

Protagonistas do Paraná de hoje

O volume 11 de “Vozes do Paraná” contém boa amostra dos que fazem o Paraná de hoje, como o senador Flávio Arns, o jornalista Walter Schmidt, o desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira e Fernando Xavier Ferreira, que presidiu a Itaipu Binacional, substituindo Ney Braga, é ex-presidente da Telefônica do Brasil e foi ministro interino das Comunicações no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.

Esses são apenas alguns das dezenas de personalidades da era contemporânea do Paraná que estão no livro produzido pelo jornalista Aroldo Murá. A intenção primordial da obra é retratar a história do Paraná em tempo real, apontando para a trajetória de pessoas que estão escrevendo e construindo, na atualidade, a saga do estado.

A edição traz ainda os empresários Adonai Arruda, Alexandre Berger, Samuel Ferrari Lago e Pedro de Paula Filho, presidente da Associação dos Amigos do Hospital das Clínicas (HC). Faz parte do livro o médico homeopata, compositor e pianista Iso Fischer, e do cantor e compositor Leonardo Fabbri, o Chameleo, na seção Nova Geração.

Também está sendo homenageada a professora aposentada da UFPR, Cecilia Maria Vieira Helm. “Pós doutora em Antropologia, Cecilia ajudou a salvar substantiva parte de, pelo menos, duas etnias cruelmente tratadas pela sociedade e pelos governos ao longo de dezenas de anos, os guaranis e os caingangues. Ela é raridade de ser humano, vive meio esquecida num país fundamentalmente ingrato com seus cidadãos notáveis. Afinal, nada surpreendente, pois ela não é influenciadora das redes sociais, nem celebridade da mídia e/ou do mundo político”, enfatiza o autor.

Confira todos os personagens retratados na obra:

Abdo Abage (in memoriam); Leonardo Fabbri (Chameleo) – Nova Geração; Adonai Aires de Arruda; Alexandre Sarraff Berger; Cecília Maria Vieira Helm; Des. Adalberto Jorge Xisto Pereira; Eduardo Pimentel Slaviero; Fernando Scheller; Fernando Xavier Ferreira; Flávio Arns; Iso Fischer; Ney Leprevost; Pedro de Paula Filho; Samuel Ferrari Lago; Walter Schmidt

Serviço

Lançamento: “Vozes do Paraná 11 – Retratos de Paranaenses”

Data: Segunda-feira 12 de agosto, a partir das 19h

Local: Palácio Garibaldi (Praça Garibaldi, 12, Alto São Francisco – Curitiba)

Entrada gratuita