O prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, descreveu nesta quarta-feira (29) a inauguração da Cidade Industrial e Tecnológica da cidade (CITCOL) como um “divisor de águas” e um dia que “ficará marcado na história”. Lazarotto destacou durante a cerimônia de implantação do parque industrial que pelo menos 5.000 novas vagas de emprego serão criadas nesta primeira fase.

“Hoje é um dia que marca a história do nosso município, um divisor de águas, porque a geração de renda e empregos é fundamental para nossa cidade, que tem um histórico de exportar mão de obra para outras cidades, principalmente Curitiba”, disse Lazarotto sobre o objetivo de ressignificar o caráter de “cidade-dormitório” de Colombo.

WhatsApp Image 2024-05-29 at 16.43.45
Foto: Divulgação

A ideia, diz ele, é transformar Colombo em uma cidade autossuficiente, uma vez que contará com grandes indústrias. Ao menos 1.200 empresas devem fazer parte da Cidade Industrial e Tecnológica de Colombo – sob investimento de R$ 40 milhões –, impulsionando o desenvolvimento e gerando renda a milhares de moradores.

Localizada entre os bairros Rincão, Mauá, São Dimas e Palmital, a CITCOL fica situada de forma estratégica próximo à BR-116 e da Estrada da Ribeira, o que deve auxiliar no escoamento da produção realizada na cidade.

“Com a implantação da CITCOL, os colombenses poderão ter oportunidade de trabalhar em Colombo, além de gerar divisas com o próprio município. Haverá uma melhora na qualidade de vida dos habitantes da cidade porque muita gente pega, por exemplo, ônibus às 5h para se locomover até a Cidade Industrial de Curitiba [para trabalhar]”,

Helder Lazarotto, prefeito de Colombo
CITCOL-2
A Cidade Industrial e Tecnológica de Colombo – Foto: Divulgação

Uma das primeiras empresas a serem implantadas no novo parque tecnológico da região metropolitana de Curitiba (RMC) é a Jandira Alimentos. Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Planejamento de Colombo, Keli Coradin, a CITCOL surge também com objetivo de preservar o meio ambiente e levar indústrias 5.0 para a cidade.

“Nós temos uma área de aproximadamente 12 km² de perímetro de área, além de fortes parceiros”, explicou ela. A área mencionada pela secretaria equivale a 17,44% do território urbano de Colombo.

WhatsApp Image 2024-05-29 at 16.43.46
Foto: Divulgação

Com indústrias de tecnologia sustentável, limpa e não poluente, as chamadas 5.0, a região deve se transformar em um cinturão de preservação, ao contornar a APA (Área de Proteção Ambiental) Estadual do Rio Iraí, Área de Manancial da Bacia do Rio Palmital e proteger aquífero do Karst – importante manancial hídrico subterrâneo que corta parte da RMC.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

‘Hoje ficará marcado na história’, diz prefeito sobre inauguração da Cidade Industrial de Colombo com promessa de gerar 5 mil empregos

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.