O técnico Ney Franco assumiu o Coritiba no segundo turno do Campeonato Brasileiro do ano passado, e mesmo com uma boa campanha, não conseguiu evitar o rebaixamento da equipe para a Série B. O treinador recebeu propostas para deixar o clube, mas preferiu ficar no Coxa para recuperar o time. E foi o que ele fez. Remontou a equipe e teve paciência para trabalhar com atletas da base. O resultado? O título de campeão paranaense de 2010, encarado como a volta por cima do time alviverde.

“A diretoria do Coritiba soube entender os números no final da temporada. Fiz uma campanha de 8º colocado durante o segundo turno. Então eles tiveram frieza de analisar essa situação. Mesmo tendo proposta de outros clubes, eu preferi ficar para retirar a mancha que deixei. Conseguimos a nossa primeira conquista e espero que ainda tenhamos muitas pela frente”, disse Ney, que já começa a planejar a disputa da Série B, com início no começo de maio.

“Vamos tentar transferir a competência que tivemos no estadual para o Brasileiro. É uma equipe que se habituou a jogar bem fora de casa e isso é diferencial para a Série B”, analisou. Para ele, o Paranaense serviu para dar maturidade aos jogadores e diminuir o nervosismo e ansiedade em campo. “A ansiedade em qualquer atividade é necessária. Aprendemos a controlar isso cobrando dos atletas”, completou.