Com a vitória obtida sobre o rival Atlético, não só o Coritiba conquistou o seu 34º título estadual, mas o técnico Ney Franco alcançou seu primeiro triunfo no Paraná. Nesse que foi o segundo campeonato treinando uma equipe no Estado, ele enfim conquistou o título após ser vice-campeão em 2008 com o maior rival.

Curiosamente Ney perdeu na final justamente para o Coxa em plena Arena mesmo vencendo por 2 a 1 a segunda partida, no entanto como o Verdão havia feito 2 a 0 na primeira partida no Couto Pereira. Conquista que teve um sabor especial para a torcida alviverde ao comemorar o gol do título marcado pelo reserva Henrique Dias aos 19 minutos do segundo tempo.

Passos de Ney

Ney Franco é um dos grandes técnicos da nova geração e vem acumulando um currículo invejoso. Pelo sexto ano seguido ele chegou à fase decisiva de um campeonato estadual. Em 2005 e 06 ele foi campeão e vice do Mineiro dirigindo o Ipatinga. Em 2007, palo Flamengo, conquistou o Carioca, no ano seguinte foi vice no Paranaense, feito repetido em 2009 com o Botafogo no Carioca.

Em sua segunda passagem pelo Paraná, Ney Franco levou em ambas a vantagem da melhor campanha para a decisão. Em 2008, com uma fórmula mais tradicional e menos polêmica que o atual supermando, o mineirinho levou o Atlético à final podendo empatar os dois jogos para ser campeão.

O Coxa, então comandado por Dorival Júnior, tratou de inverter a vantagem com a vitória por 2 a 0 dentro de casa, gols de Carlinhos Paraíba e Keirrison. Na grande decisão, Netinho e Marcelo Ramos fizeram o placar que daria o título ao rival, mas o iluminado Henrique Dias saiu do banco de reservas para fazer o gol do título Alviverde.