Ouça o áudio
Um dos destaques do Coritiba na temporada, e também um dos atletas mais experientes do elenco alviverde, o goleiro Edson Bastos usa sua experiência para ajudar os jovens jogadores da equipe. O Coritiba subiu 10 atletas das categorias de base no início do ano, e muitos deles têm atuado constantemente no time, como Lucas Mendes e Thiago Real.
“Nós procuramos sempre passar um pouco de tranquilidade para os mais jovens. São jogadores que prometem muito. E são merecedores desse reconhecimento e do espaço que estão tendo na equipe. Então os meninos tão de parabéns e tem muito a crescer ainda. Eu procuro sempre dar conselhos a eles, pra que eles entrem em campo tranquilos, até porque a gente tem uma defesa bem experiente, que pode dar suporte pra que eles sejam um pouco mais ousados ali na frente”, disse o arqueiro.
Edson disse que é fundamental o Coritiba iniciar bem a Série B para poder conquistar o acesso. Para ele, os jogadores tem que arcar com a responsabilidade de subir o clube para a Série A. “Nós temos que ter a consciência de que o Coritiba precisa urgentemente voltar pra elite do futebol brasileiro, e nós jogadores temos que encarar e assumir essa responsabilidade, procurar iniciar bem a competição. Principalmente dentro de casa temos que ter a competência de vencer, e ter essa competência de buscar pontos fora de casa também”, completou.
Sobre a pena imposta pelo STJD ao Verdão de perda de 10 mandos de clube, o arqueiro diz que os jogadores vão ter que superar essa adversidade e não ficar se lamentando pela punição. “Lógico que é uma situação desagradável, porque quando você joga no seu estádio você tem uma condição melhor, mas acredito que isso não vai ser problema, até porque iniciamos o Campeonato Paranaense jogando fora também. E agora não temos que ficar nos lamentando, temos que acatar essa punição e passar por todas as dificuldades que iremos econtrar dentro e fora de campo”.
O primeiro adversário do Coxa na Série B vai ser o Náutico, em Recife. Para Edson, jogar nos Aflitos nunca é fácil, porque a torcida marca presença e pressiona o tempo inteiro. “É um adversário dificílimo quando joga em seu estádio. Nós sabemos da importância que tem esse início da competição, até porque depois o campeonato para por 30 e poucos dias. Então é importante a gente iniciar bem pra quando chegar esse período de folga poder estar numa posição bem confortável”, finalizou.