O Coritiba volta a campo no próximo domingo (16), quando enfrenta o Cruzeiro, às 11h, no Independência, pela 15ª rodada do Brasileirão, com um desfalque importante: o atacante Alef Manga, que recebeu o terceiro cartão amarelo diante do América-MG e terá que cumprir suspensão. E sem o jogador, o Coxa vem sofrendo em 2023.
Dos 31 jogos que o Alviverde fez na temporada, o camisa 11 esteve em campo em 25. Com ele, foram nove vitórias, sete empates e nove derrotas, um aproveitamento de 48%. Porém, nas seis partidas em que o atacante não atuou, o Coritiba não conseguiu vencer.
Foram quatro empates e duas derrotas, aproveitamento de apenas 22,2%. No total, Manga não jogou em duas partidas da primeira fase do Paranaense, quando cumpriu suspensão pela confusão no Atletiba, e quatro confrontos do Brasileirão, quando esteve afastado por ter seu nome envolvido nos esquemas de apostas.
Ataque do Coritiba é menos efetivo sem Manga
O desempenho nas partidas se reflete na melhora ofensiva que Alef Manga representa para o Coritiba. O atacante é o artilheiro do Coxa no ano, com 13 gols, uma média de 0,52 gols por partida. Sem contar as cinco assistências.
Dos 35 gols marcados pelo Alviverde na temporada, 18 passaram pelos pés do camisa 11. Ou seja, mais da metade das bolas na rede que a equipe conseguiu tiveram participação direta dele. O que se reflete nos resultados.
Sem Manga, o Coritiba teve dois 0x0, ambos pelo Paranaense, contra São Joseense e FC Cascavel. Pelo Brasileirão, o ataque até produziu mais, com cinco gols em quatro rodadas, mas o time não conseguiu ganhar, somando dois empates (1×1 com Vasco e Cuiabá), e duas derrotas (3×2 para o Athletico e 2×1 para o Atlético-MG).
Opções para a posição
Para o duelo com a Raposa, o técnico interino Thiago Kosloski tem como principal opção para substituir Alef Manga o garoto Kaio César, que também é atacante pelas pontas. O jogador, inclusive, entrou no segundo tempo na vitória sobre o América-MG.
Outras possibilidades seriam Ruan Assis e Lucas Ronier, que desempenham a mesma função, ou até escalar Victor Luis, dobrando, assim, a lateral-esquerda e reforçando a marcação pelo setor, deixando Jamerson um pouco mais preso lá atrás, ajudando o setor defensivo.
Cruzeiro x Coritiba terá cobertura completa da Banda B. Quando a bola rolar, a narração será de Marcelo Ortiz, com comentários de Capitão Hidalgo e reportagens de Jhonatan Mendes. Acompanhe a transmissão AQUI, ou em AM 550, FM 79.3, pelo nosso aplicativo, no www.bandab.com.br, nas redes sociais e no YouTube.