Ao olhar as estatísticas do Coritiba, um número se destaca. Em 32 jogos disputados, 42 jogadores foram utilizados por três treinadores. A altíssima rotatividade de atletas, somada à falta de continuidade e de pontos em comum entre António Oliveira, Antônio Carlos Zago e Thiago Kosloski fez com que o Coxa demorasse mais de meio ano para ter uma cara. Apenas agora, com o técnico interino, o Alviverde mostrou um futebol mais organizado, somando sete pontos dos últimos nove disputados pelo Campeonato Brasileiro.

Apesar do número expressivo de atletas usados durante 2023, também se mostra clara a carência de peças no elenco do Coritiba. Isto porque, em uma campanha com uma grande série de jogos sem vitória e que apenas rendeu nas últimas três partidas, posições importantes no time foram ocupada por poucos jogadores. A mais evidente é a de centroavante, em que neste Brasileirão apenas Zé Roberto e Rodrigo Pinho foram utilizados – e Zé Roberto veio durante a temporada e já foi embora. O setor de armação também foi pouco ‘povoado’, e a comissão técnica aguarda por reforços.

Já em outros setores, o Coritiba usou quase um time todo. Só de volantes jogaram nove atletas: Willian Farias, Jesús Trindade, Liziero, Júnior Urso, Bruno Gomes, Bernardo, Andrey, Matheus Bianqui e Fransérgio. Destes, Trindade e Urso também já deixaram o Alto da Glória. Sem contar os que nem estrearam ainda, como o meia Gabriel Silva e os atacantes Maurício Garcez e Diogo Oliveira.

Coritiba no Brasileirão

Em 15 rodadas do Campeonato Brasileiro, o Coritiba usou 32 jogadores. Nenhum destes esteve em campo em todas as partidas. Os que mais atuaram, Bruno Gomes e Jamerson, estiveram em 14 jogos. Mas quem tem mais minutos em campo é o goleiro Gabriel Vasconcellos – foram 1.170 minutos em 13 partidas. Na temporada toda, a situação se repete: Bruno esteve em mais jogos, mas Gabriel jogou por mais tempo.

A próxima partida do Coritiba no Campeonato Brasileiro será nesta segunda-feira (24), às 19h, contra o Fluminense, no Couto Pereira, pela 16ª rodada. A Banda B acompanha o jogo a partir das 17h, e quando a bola rolar a narração será de Marcelo Ortiz, com comentários de Capitão Hidalgo e Cristian Toledo e reportagens de Jhonatan Mendes e João Guilherme. Acompanhe a transmissão em AM 550, FM 79.3, pelo nosso aplicativo, no www.bandab.com.brnas redes sociais e no YouTube.

Todos os jogadores que atuaram pelo Coritiba em 2023

Goleiros: Gabriel, Luan Polli e Alex Muralha*
Laterais: Natanael, Diogo Batista, Nathan*, Marcos Vinícius*, Victor Luís, Jamerson e Diego Porfírio*
Zagueiros: Henrique, Kuscevic, Jean Pedroso, Thiago Dombroski, Bruno Viana, Gustavo Vilar, Chancellor* e Márcio Silva*
Volantes: Willian Farias, Jesús Trindade*, Liziero, Júnior Urso*, Bruno Gomes, Bernardo, Andrey, Matheus Bianqui e Fransérgio
Meias: Marcelino Moreno, Boschilia, Biel e Régis
Atacantes: Zé Roberto*, Rodrigo Pinho, Edu, Alef Manga, Kaio César, William Pottker*, Robson, Wesley Pombo, Ruan Assis, Matheus Cadorini* e Fabrício Daniel*
Obs.: Gabriel Silva, Maurício Garcez e Diogo Oliveira ainda não estrearam, e os jogadores marcados com asterisco já deixaram o Coritiba.

Bruno Gomes e Jamerson, do Coritiba.
Bruno Gomes e Jamerson são os jogadores do Coritiba com mais partidas disputadas neste Brasileirão. Foto: Gabriel Thá/CFC