A notícia de que o atacante Vitor Roque rompeu os ligamentos do tornozelo e não deve mais jogar em 2023 caiu como uma bomba para os torcedores do Athletico. Afinal, o camisa 9 é o grande nome do Furacão na temporada. Em 42 partidas, o atleta marcou 20 gols e ainda deu sete assistências.
Mas, se depender do retrospecto, o Rubro-Negro pode ficar tranquilo. Os números sem Vitor Roque são altamente positivos. Dos 55 jogos que o Athletico fez neste ano, o atacante ficou de fora de 13. E sem o camisa 9, foram 11 vitórias, um empate e apenas uma derrota. Um aproveitamento de 87,1%.
Além disso, neste período foram 28 gols marcados, uma média de 2,15 por confronto, e apenas sete sofridos, o que mostra um desempenho positivo em todos os aspectos.
Vitor Roque desfalcou o Athletico no início da temporada
No entanto, vale destacar que a maior parte destes jogos foram válidos pelo Campeonato Paranaense. No início do ano, Vitor Roque disputou o Sul-Americano sub-20 com a seleção brasileira e perdeu as dez primeiras rodadas do Estadual. Depois, ainda ficou de fora do jogo de volta da semifinal, contra o Maringá, quando foi convocado pelo técnico Ramon Menezes para a seleção principal.
As outras duas partidas em que o camisa 9 ficou de fora foram pelo Brasileirão. Na 14ª rodada, quando cumpria suspensão, o Athletico perdeu por 1×0 para o Fortaleza. Depois, mais recentemente, na 23ª, quando estava com a seleção olímpica, o Furacão aplicou 3×0 no Flamengo.
Substituto vem tendo temporada regular
De qualquer forma, o desempenho é positivo, não só para o time em si, como também para o substituto do artilheiro. Nesta reta final de temporada, quem deve assumir a posição é Pablo, que ocupou a vaga em 11 das 13 partidas em que Vitor Roque ficou de fora.
E nestes duelos, ele marcou oito gols e ainda deu duas assistências, todos pelo Campeonato Paranaense. De qualquer forma, os números do camisa 92, de certa forma, são positivos e acalmam o torcedor. Ele é o vice-artilheiro do Athletico em 2023, com 12 gols marcados, ficando atrás apenas de Vitor Roque.
- Receba em primeira mão TODAS as notícias do Athletico!
https://chat.whatsapp.com/FbDekp9fUbRDRXmbTMxvHq
No Brasileirão, são 18 jogos, com três gols marcados e duas assistências. Ou seja, tem uma participação direta em gol a cada 3,6 jogos. Porém, para o clássico com o Coritiba, que acontece domingo (1º), no Couto Pereira, Pablo também está fora, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.