O Jornal AS, da Espanha, cravou que o Athletico acertou a venda do atacante Vitor Roque ao Barcelona. Segundo o periódico espanhol, o valor gira em torno de 40 milhões de euros (cerca de R$ 210 milhões na cotação atual) e o vínculo será de cinco temporadas. O ex-jogador Deco, atual diretor esportivo do clube catalão, teria tido papel decisivo no desfecho das negociações com o Furacão. Ao GE Paraná, o Athletico negou o acordo e disse que não recebeu qualquer proposta oficial.

Segundo o AS, Deco possui uma boa relação com o agente de Roque, André Cury, além de um bom conhecimento do mercado brasileiro, o que pesou nas tratativas. O acordo estaria completamente selado, mas não deve ser confirmado até que o Barcelona tenha espaço na folha salarial para inscrever o atacante. Para poder incorporar Roque ao plantel, o diário aponta que o clube catalão teria que se desfazer de três atletas.

Athletico receberá em três parcelas

O Barcelona pagaria o valor da venda em três parcelas. Roque chegaria para fazer sombra ao centroavante polonês Robert Lewandowski, mas com a possibilidade de ser utilizado nas pontas. O desejo do clube catalão de contar com o jogador, de 18 anos, existe a algum tempo e teve vários capítulos. O Athletico chegou a negar uma proposta de 35 milhões de euros, confirmada pelo presidente Mário Celso Petraglia.

O Athletico comprou Roque junto ao Cruzeiro pelo valor de R$ 24 milhões no ano passado. Ao todo, o atacante disputou 61 jogos pelo Furacão, com 17 gols marcados e sete assistências. Além do Barcelona, clubes como Chelsea e Paris Saint-Germain tinham forte interesse no jogador. A janela de transferências para o exterior abre em 3 de julho e, pelo menos até lá, a joia permanece no Rubro-Negro.

Vitor Roque, atacante do Athletico.
Atacante está próximo de deixar o Furacão.. Foto: Geraldo Bubniak/AGB