O Athletico sobrou na Arena, dominou o Foz e venceu por 3×1 na noite desta quarta-feira (25), pela quarta rodada do Campeonato Paranaense. O resultado mantém a equipe na liderança do Estadual, com quatro vitórias seguidas, o que não acontecia desde 2012. O Furacão perdeu um rosário de oportunidades, e sofreu mais uma vez com a bola alta defensiva.

Zé Ivaldo, Vitor Bueno e Christian marcaram os gols do Athletico, levando ao delírio as mais de 37 mil pessoas – apenas mulheres e menores de 12 anos – que estiveram no Joaquim Américo. A próxima partida do Furacão será contra o São Joseense, no sábado (28), às 16h, no estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais, com transmissão da Banda B.

O jogo

Com a empolgação da torcida, o Athletico se lançou ao ataque, diante de um Foz que vinha para se defender. O Furacão até marcou aos 10 minutos, mas foi apontado impedimento de Madson após o lançamento de Fernandinho. Com Terans e Vitor Bueno alternando entre a faixa central e a extrema direita, a marcação adversária se confundia e os donos da casa tinha certa facilidade para pressionar.

Tanto que o gol – aí sim valendo – saiu aos 13. Terans cobrou escanteio e Zé Ivaldo, em seu primeiro jogo desde o retorno do Cruzeiro, cabeceou livre para abrir o placar. E no minuto seguinte, uma bela jogada de Fernandinho passou pelo camisa 10, que rolou para Vitor Bueno, que mandou uma cavadinha que deixou João Paulo parado. O Athletico resolvia o jogo em apenas um minuto.

E era um domínio tão amplo que antes mesmo dos 30 minutos o Rubro-Negro poderia ter ampliado o placar em quatro oportunidades. Mas foi o Foz quem marcou. Aos 29 minutos, após o cruzamento da esquerda, Pedrinho falhou e Ramon aproveitou para diminuir a vantagem do Athletico. Até o final da primeira etapa, o Furacão continuou dominando, mas já tomando mais precauções diante de possibilidades de contra-ataque dos visitantes.

Athletico no segundo tempo

O Athletico voltou do intervalo com a mesma facilidade para atacar, enquanto o Foz, mesmo em desvantagem, continuava fechadinho. Percebendo a já conhecida dificuldade dos donos da casa nas bolas altas, Negreiros colocou o centroavante Kaio para tentar o empate. Mas o domínio seguia rubro-negro, e Paulo Turra respondeu com as entradas de Rômulo e Khellven nas vagas de Pablo e Madson.

Depois, entrou Jajá na vaga de Cuello. E continuava muito fácil para o Athletico, mas os erros no último passe e nas finalizações impediam o aumento do placar. Rômulo teve duas chances claríssimas, mas desperdiçou. E na reta final o Furacão passou por apuros, quase sofrendo o empate. Mas aos 49 minutos Christian fechou o placar, dando um pouco mais de justiça ao domínio rubro-negro.

Ficha técnica

CAMPEONATO PARANAENSE
1ª Fase – 4ª Rodada

ATHLETICO 3×1 FOZ DO IGUAÇU

Athletico
Bento; Madson (Khellven), Thiago Heleno, Zé Ivaldo e Pedrinho; Fernandinho, Alex Santana (Léo Cittadini) e Vitor Bueno (Christian); Terans, Pablo (Rômulo) e Cuello (Jajá).
Técnico: Paulo Turra

Foz do Iguaçu
João Paulo; Manoel, Daniel, Márcio e Wesley Costa; Eduardo Coppetti, Lucas (João Torres) e Pedrinho (Kaio); Kauã, Ramon e Juninho Foz (Clayvert).
Técnico: Negreiros

Local: Arena da Baixada
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Assistentes: Roberto Rivelino dos Santos Júnior e Sérgio Henrique Monteiro Gomes
Gols: Zé Ivaldo 13, Vitor Bueno 14 e Ramon 29 do 1°; Christian 49 do 2°
Cartões amarelos: Bento (CAP); João Torres (FOZ)
Público total: 37.197

Zé Ivaldo, zagueiro do Athletico.
Zé Ivaldo festeja o primeiro gol do Athletico. Foto: Geraldo Bubniak/AGB