Dois jogos e uma mesma fatalidade. Coritiba e Paraná foram eliminados ontem da Copa do Brasil, com derrotas por 1 x 0 para Avaí e Sport, respectivamente. Além do placar semelhante, outro detalhe uniu a dupla Paratiba na noite desta quarta-feira: Ambas as equipes tiveram cobranças de pênalti a seu favor e não aproveitaram a oportunidade. A perda das penalidades custou a vaga nas oitavas-de-final da competição nacional.
No lado do Paraná, o pênalti aconteceu aos 6 minutos do primeiro tempo, quando o jogo ainda estava 0 x 0. João Paulo acertou a bola na trave de Magrão. Se tivesse marcado o gol, a história da partida poderia ter sido outra. O jogador saiu de campo muito abatido com a eliminação e o pênalti desperdiçado. Mas o técnico Marcelo Oliveira conversou com João Paulo e tirou a responsabilidade das costas dele.
Já o Coritiba perdia o jogo por 1 x 0, a torcida vaiava o time, quando surgiu a oportunidade de empatar a partida, aos 46 minutos do segundo tempo. O placar em 1 x 1 levaria a decisão para os pênaltis. Assim como o rival paranista, Marcos Aurélio também acertou a trave e acabou com as esperanças alviverdes. Foi a terceira penalidade seguida que a equipe do Coxa desperdiçou. Ney Franco e outros jogadores do clube inocentaram Marcos Aurélio pela desclassificação, culpando todo o grupo que foi desatento no gol do Avaí.
A eliminação precoce na Copa do Brasil não foi bem absorvida pelas duas torcidas. Pesou também no bolso dos clubes, que receberiam uma boa bonificação da CBF em caso de classificação. Resta agora à dupla Paratiba a disputa do Campeonato Paranaense, onde o Coxa sai na frente (é líder da competição e um dos favoritos ao título, junto com o Atlético). Já o Tricolor tem poucas chances de título, apesar do clube não ter jogado a toalha.
Para a sequência da temporada, é necessário que Coritiba e Paraná se reforcem bem, trabalhem com empenho e se preparem para a disputa da Série B. O fechamento ideal do ano seria a conquista de uma vaga para a Série A de 2011. Fora da Copa do Brasil, o foco da dupla Paratiba deve ser em alcançar essa meta e aprender com os erros de ontem para acertar no futuro.