O jogo era difícil, mas a esperança atleticana era grande. A equipe sempre teve um bom retrospecto jogando contra o Corinthians no Pacaembu. No Brasileiro de 2009, 3 x 1 na casa do adversário. Mas hoje, logo na estreia do campeonato, a situação não foi favorável ao rubro-negro. O Atlético saiu na frente, mas não suportou a pressão e cedeu à virada ao Timão. Derrota que veio com muita polêmica: 2 expulsões, pênalti inexistente e reclamações contra a arbitragem. Agora, a equipe precisa juntar os cacos para enfrentar o Guarani, domingo que vem, na Baixada.
O primeiro tempo era todo do Corinthians. Pressionado pelos maus resultados obtidos até agora no centenário, o Timão foi pra cima do Atlético. Foram pelo menos três chances claríssimas de gol. Mas a marcação rubro-negra era muito boa. Destaque para a boa atuação de Chico, que marcava e saía pro jogo. Bruno Costa aparecia muito bem pelo lado esquerdo, cortando as jogadas de Alessandro.
O Atlético chutou a gol pela primeira vez aos 25 minutos: finalização de Alan Bahia, direto pela linha de fundo. O time paranaense se segurava como dava, até que, aos 42 minutos, Paulo Baier, que já tinha amarelo por reclamação, meteu o braço na bola e foi expulso.
Parecia que o Corinthians ia crescer ainda mais, agora que o Atlético tinha 10 em campo. Mal deu tempo do Timão se aproveitar da situação favorável. Aos 46 minutos, Wagner Diniz cobrou falta direto para o gol. Leandro fez que ia cabecear e enganou o goleiro Felipe. A bola foi morrer no fundo das redes alvinegra. Gol do estreante Wagner Diniz. Fim de etapa inicial, com o Furacão surpreendentemente ganhando.
Paulo Baier saiu de campo dizendo que o árbitro Marcelo de Lima Henrique tinha avisado para que ele se cuidasse, se não seria expulso. Esse é o mesmo juiz que expulsou Baier no jogo de ida entre Atlético e Palmeiras, pela Copa do Brasil. Durante o intervalo, Leandro Niehues teve que mexer na equipe para suprir a carência do único meia de criação do time. Por isso, abriu mão de um atacante (Javier Toledo) para colocar o meia Netinho. Mano Menezes também mudou o Corinthians, deixando o time mais ofensivo, com a entrada de Souza.
E o segundo tempo foi horrível para o Furacão. Logo no início, o Corinthians foi com tudo pra cima do adversário. A pressão era absurda, e o Atlético jogava todo recuado. O time paranaense não chegou com perigo ao gol nenhuma vez na etapa final. Mas a equipe se segurava e marcava bem. Até que, aos 25 minutos, Neto cometeu dura falta em Dentinho fora da área e foi expulso direto. Leandro Niehues foi obrigado a abrir mão do único atacante em campo, Marcelo, para colocar o goleiro João Carlos. Com 2 a menos, a situação ficou trágica para o rubro-negro.
A intenção da equipe era segurar o empate até o final, porque o 1 x 1 soaria como vitória. O Corinthians continuava pressionando sem parar. Aos 37 minutos do segundo tempo, Alan Bahia deslocou Souza na área e o árbitro marcou pênalti para o Timão. Os jogadores do Atlético reclamaram muito da marcação da penalidade, que realmente não aconteceu. Marcelo de Lima Henrique foi incoerente no lance, pois marcou o pênalti, mas não deu amarelo para Alan Bahia. Seria o segundo do volante e ele seria mais um expulso.
Ronaldo bateu com categoria a penalidade. Goleiro prum lado, bola pro outro, e virada corinthiana no Pacaembu. O Atlético lutou, mas não tinha forças para empatar o jogo. E assim a partida terminou com atuação heróica do Furacão, mas em 2 x 1 para o Timão. A estreia rubro-negra não foi como os jogadores esperavam. Todos saíram de campo reclamando muito da arbitragem.
FICHA TÉCNICA
Corinthians
Felipe; Alessandro (Souza, intervalo), Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf (Iarley, 29’/2ºT), Elias e Danilo (Jucilei, 23’/2ºT); Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo.
Técnico: Mano Menezes
Atlético
Neto, Rhodolfo, Bruno Costa e Leandro; Wagner Diniz, Chico, Alan Bahia (Alex Mineiro, 40’/2ºT), Paulo Baier e Márcio Azevedo; Javier Toledo (Netinho, intervalo) e Marcelo (João Carlos, 26/2ºT)
Técnico: Leandro Niehues
Data: 09/05/2010
Horário: 16h
Local: Estádio do Pacaembu – São Paulo (SP)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (FIFA – RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Rodrigo Pereira Joia (RJ)
Público: 10.357 pessoas
Renda: R$
Cartões amarelos: Danilo (COR); Paulo Baier (2), Alan Bahia, Leandro (CAP)
Cartões vermelho: Paulo Baier, Neto (CAP)
Gol: Wagner Diniz, 45’/1ºT (0-1); Souza, 13’/2ºT (1-1); Ronaldo, 38’/2ºT (2-1)