Alemão, técnico do Londrina. (Gustavo Oliveira/Londrina)

O Campeonato Paranaense de 2020 ainda não tem data para voltar devido à pandemia do novo coronavírus. Enquanto alguns defendem que os estaduais precisam ser concluídos, outros pensam que a prioridade deve ser os campeonatos nacionais. Para o técnico Alemão, do Londrina, não tem como os clubes disputarem os estaduais logo após o retorno da parada.

“Eu sou da opinião é que como houve a parada e alguns clubes já possuem jogadores com fim de contrato, o campeonato tem que encerrar e começar os campeonatos que têm pela frente. O Paranaense é um grande exemplo que teve o término da primeira fase, os rebaixados e os classificados definidos. O campeonato deveria parar por aí e seria difícil voltar ainda com a disputa do regional em imediato. Não tem como treinar 10, 15 dias e colocar os jogadores para disputar jogos em cima de jogos. Isso pode trazer um prejuízo maior para que as equipes com campeonatos mais longos”, opinou Alemão, em entrevista à Banda B.

Ao contrário da maioria dos clubes, o Londrina já deu 30 dias de férias para todos os jogadores. O pedido da comissão técnica foi que os atletas pudessem manter o condicionamento físico para estarem prontos para o retorno do futebol. “É um momento bem delicado e difícil para todos porque existe uma indefinição muito grande e não se sabe quando começa o campeonato, se vai ter ou não o Paranaense. A gente tinha feito uma linha de trabalho com os jogadores, mas a partir do momento que foi oficializada as férias, a gente pediu para que os jogadores pudessem, dentro do possível, façam trabalho principalmente de força. Quando tiver um posicionamento mais certo, nós vamos tomar uma posição mais organizada”, comentou o treinador.

A indefinição também atrapalha a movimentação do Londrina para reforçar o elenco. “Você não tem noção do início do campeonato e não tem como contratar qualquer jogador porque nem sabe o período de concentração e qual a condição financeira do clube para a sequência do ano. É um momento delicado, temos jogadores em contratar alguns jogadores, mas precisa ter um respaldo de previsão de início do campeonato”, disse o comandante.