O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto (Geraldo Bubniak/AGB)

O Secretário de Saúde do Estado do Paraná, Beto Preto, descartou a possibilidade da volta do futebol paranaense neste momento. Em entrevista à Banda B, ele destacou que ainda não tem como pensar em bola rolando devido à pandemia do novo coronavírus.

“Houve um protocolo da Federação Paranaense de Futebol, nós estamos analisando isso, mas não tem uma decisão. No meu ponto de vista pessoal, ainda não é o momento para retorno mesmo sem público. Tem uma curva ascendente no número de casos, temos que cuidar de todas as atividades e o futebol tem o contato. Pode ser que qualquer atleta entre em campo assintomático e pode contagiar outros atletas. Neste momento, ainda não consigo enxergar que vai ter o retorno nos próximos dias. Trabalhamos com números e com a ciência. Vamos dar uma resposta oficial. Só não foram interrompidas as atividades essenciais no Paraná”, admitiu Beto Preto.

Na semana passada, o Ministério da Saúde aprovou o retorno do futebol no Brasil. Já a Federação Paranaense de Futebol (FPF) criou um protocolo médico para a volta dos jogos do estadual a partir do dia 16 de maio. Até o momento, a Secretária de Saúde ainda não respondeu.

Clássico entre Coritiba e Athletico foi o último jogo disputado em Curitiba. (Geraldo Bubniak/AGB)

De acordo com o secretário, a proposta da FPF é que todos os jogadores realizassem os testes rápidos antes das partidas. Porém, ele falou sobre a falta de eficácia dos testes rápidos. “A proposta que houve é que fizesse o teste rápido antes da entrada em campo. Porém, esse texto rápido pode fornecer um resultado falso negativo. Depende da quantidade de dias que o ser humano entrou em contato com a fonte de contágio”, disse.

“O teste rápido só aparece a doença no 10º dia. É uma situação muito difícil neste momento. Assim que tivermos uma diminuição no número de casos no Paraná, eu serei o primeiro a fazer o anúncio até porque quero ver a bola rolando novamente”, acrescentou.

O secretário ainda acredita que o futebol terá jogos com torcida ainda em 2020. “Diferente do que outras pessoas falam, eu acredito que neste ainda teremos futebol com público sim, mas precisamos primeiro atrasar esse deserto do coronavírus”, comentou.

Segundo os números divulgados pela Secretaria de Saúde, o Paraná tem 1.588 casos confirmados e 99 mortes. No total, 137 cidades paranaenses têm casos confirmados da Covid-19.

Em relação aos times paranaenses, Athletico, Coritiba, Paraná, Operário e Londrina retornaram aos treinamentos, mas apenas de maneira remota. Ainda não tem data para a volta dos treinos nos CTs.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Secretário da Saúde descarta volta do futebol no Paraná: “Ainda não é o momento”

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.