Deputados votam projetos no Plenário. Deputados votam projetos no Plenário Foto: Agência Câmara de Notícias

Athletico e Coritiba manifestaram apoio, por meio de suas redes sociais, ao Projeto de Lei 1153/2019, por meio da relatoria do Deputado Felipe Carreras, do Partido Socialista Brasileiro (PSB-PE). O documento altera a Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998 (Lei Pelé) e revisa o direito trabalhista dos atletas.

O projeto em questão tramita no Plenário da Câmara dos Deputados e vem causando desaprovação por parte de vários jogadores. Segundo Carreras, a ideia é regulamentar profissões ligadas à práticas esportivas. Outras questões também são abordadas pela proposta, a qual altera o valor assegurado no uso de imagem dos atletas, por exemplo.

A dupla Athletiba publicou uma imagem, na qual está inserida o apoio ao “aperfeiçoamento e modernização da legislação desportiva nacional”. Ao final do texto, os clubes afirmam que “a proposta não retira nenhum direito trabalhista”.

Jogadores protestam

A reação dos clubes gerou respostas negativas por parte de alguns atletas. Caso, por exemplo, de jogadores de Londrina e Ceará, que também se mostraram favoráveis ao projeto de lei.