Escute o áudio desta notícia:

Um passeio de três horas por docerias com direito à degustação de muitas delícias. Assim é o Curitidoce, que acontece na capital do Paraná. A ideia foi da jornalista Ledinara Batista, que é uma apaixonada por doces. Pois ela transformou a paixão em negócio. Em quase 9 anos já foram realizados 291 tours em mais de 25 roteiros criados para mostrar o lado doce de Curitiba. Mais de 3.800 pessoas já fizeram o passeio e mais de 6 mil degustações foram servidas.

Paixão por doces faz com que mulher crie tour por docerias de Curitiba
Foto: Partiu Plano B

O negócio começou com o blog Férias Now. Sempre que escrevia sobre algum lugar para comer doces, o post bombava. Como ela sempre gostou muito de doces, um dia estava andando pelo bairro Batel quando veio a ideia de fazer um tour pelas docerias.

A Ledinara pesquisou e descobriu um tour parecido em São Paulo. Não teve dúvidas, viajou para a capital paulista, fez o passeio, trocou ideias com os organizadores e menos de um mês depois nasceu o Curitidoce. A proposta é simples e tentadora: um passeio de 3 horas, passando por docerias, experimentando doces, conhecendo gente nova, descobrindo um pouco mais da história das docerias, dos doces e do bairro, tudo isso num passeio a pé.

Foto: Partiu Plano B

Os empresários ganham porque os turistas que degustam normalmente compram alguma coisa de lembrança. A jornalista já recebeu pessoas de diversos lugares do Brasil, que ficam sabendo do passeio pelas redes sociais. Quem mora em Curitiba, além das compras, acaba voltando depois que conhecem.

“Os curitibanos adoram também porque têm a chance de conhecer lugares que passam em frente mas acabam não vendo ou não tendo tempo para visitar”

Depois do roteiro inicial, a empreendedora já criou mais de 20 opções de passeios, a maior parte deles é feito a pé por docerias de um determinado bairro, mas em passeios temáticos, como o tour da páscoa, por exemplo, que é super concorrido, o trajeto é feito em uma van.

Atualmente cada edição é feita em uma região diferente de Curitiba como Praça da Espanha, Juvevê, Bigorrilho e Centro e mais recentemente a Ledinara oferece a opção do passeio no período da manhã. Neste caso, além de passar por docerias, ainda tem degustação de cafés especiais.

A edição de páscoa, já virou uma tradição do tour e passa por docerias apresentando as novidades em ovos de chocolate, bolachas decoradas, colombas e tantas outras gostosuras da época mais doce do ano. O passeio é feito de van e percorre diversos bairros da cidade, durante sete horas de comilança. O passeio especial de Páscoa tem edição única, acontece no dia primeiro de abril e as vagas são limitadas.

As dicas da Ledinara

Foto: Partiu Plano B
  • Se você tem uma ideia, coloque em prática o mais rápido possível senão você corre o risco de outra pessoa pensar o mesmo e começar o projeto antes de você.
  • Faça algo que te dê prazer. Porque como todo novo negócio, precisa de disposição. E quando você faz algo que gosta, não é apenas trabalho, é diversão também. E assim se produz mais e melhor.
  • Peça feed back para pessoas confiáveis porque elas vão te ajudar a ir reformulando o seu nefócio quando for necessário.
  • Busque sempre novidades, porque um produto ou serviço novo sempre vende mais.
  • A partir do momento que começar, conte pra todo mundo . Use as redes sociais a seu favor. Neste momento o instagram está em alta, mas também tem o Youtube e o próprio Facebook, dependendo do público-alvo. Tem que aroveitar as redes porque é marketing gratuito para qualquer empresa.

Para acompanhar o trabalho da Ledinara: @curitidoce

Para ter acesso a mais histórias clique aqui em Partiu Plano B