Mais um flagrante de “rabeira” foi registrado em Curitiba. Dois jovens foram filmados se segurando na parte traseira de um ônibus da linha Fazenda Rio Grande/Curitiba, enquanto o veículo trafegava pela canaleta da Linha Verde, no bairro Pinheirinho, na capital paranaense. A prática, além de perigosa, é proibida por lei. Veja o vídeo abaixo.

O vídeo foi gravado por um motorista que seguia logo atrás do coletivo. Segundo ele, os jovens permaneceram por cerca de dez minutos pegando “rabeira”, mesmo com o ônibus em alta velocidade.
“Eu estava indo buscar uma passageira no Pinheirinho, peguei a Linha Verde e vi os dois jovens se segurando no ônibus. Eles ficaram um bom tempo assim, por uns dez minutos pelo que eu vi. Durante esse período, não visualizei nenhuma viatura da Guarda Municipal ou da polícia na canaleta”
disse o motorista, que preferiu não se identificar.
Prática perigosa e proibida
A “rabeira” é uma prática em que ciclistas ou pedestres se seguram na parte traseira de ônibus ou outros veículos para ganhar impulso.
Em Curitiba, por exemplo, a conduta é proibida e passível de multa equivalente a 100 vezes o valor da tarifa do transporte coletivo, além da apreensão da bicicleta ou do equipamento utilizado