O motorista curitibano parece ter pisado mais leve no acelerador em 2025. Um levantamento da Superintendência de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito mostrou que as infrações registradas pelos radares da cidade caíram 25,8% entre janeiro e julho deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.

radares-visiveis-despencam-multas-curitiba-1
Foto: Pedro Ribas/SECOM/Arquivo.

Foram 489.117 notificações emitidas nos primeiros sete meses de 2025, contra 659.616 no mesmo intervalo de 2024. A queda aconteceu depois que a Prefeitura de Curitiba reforçou a sinalização dos 156 radares espalhados pela cidade.

“Reforçamos essa sinalização para mostrar aos motoristas que os radares estão aqui para orientar e para salvar vidas no trânsito”

afirmou o prefeito Eduardo Pimentel.

Pé no freio

Os números mostram que a mudança fez diferença no comportamento dos motoristas. As multas por excesso de velocidade – que lideram o ranking de infrações na capital – diminuíram 52,6% ao longo dos sete primeiros meses do ano. Em janeiro, eram 61.492 registros; em julho, caíram para 29.134.

Mesmo com a redução, o excesso de velocidade continua no topo: de janeiro a julho foram 306.856 multas por motoristas que passaram até 20% acima do limite.

O superintendente de Trânsito de Curitiba, Bruno Pessuti, reforça a importância de respeitar os limites.

“No momento em que o motorista tem a sua visibilidade ampliada com a presença do reforço da sinalização dos radares, ele muda seu comportamento e reduz a velocidade. Quando o motorista controla a velocidade, diminui a possibilidade de um acidente acontecer, e o nosso objetivo maior é salvar vidas no trânsito”

comentou o superintendente de Trânsito de Curitiba, Bruno Pessuti.
radares-visiveis-despencam-multas-curitiba-tabela
Foto: Divulgação/SMCS.

Como ficou a sinalização

O reforço incluiu películas refletivas vermelhas nas colunas dos radares, que aumentam a visibilidade à noite e em dias de pouca luz. Além disso, o asfalto agora traz a palavra “Radar” pintada entre 15 e 20 metros antes dos equipamentos, em tinta termoplástica.

Os dispositivos também já contavam com placas suspensas em semipórticos, indicação de velocidade máxima e legendas pintadas no pavimento. O pacote de medidas deixou os radares praticamente “impossíveis de ignorar” para os motoristas.

Impacto geral

A melhora não foi só nos radares. As autuações por outros meios, como talonários eletrônicos e manuais usados pela Polícia Militar, também tiveram queda de mais de 20%. Entre janeiro e julho de 2024 foram 961.402 registros; neste ano, no mesmo período, 766.874.

A tendência, segundo o município, é que os números sigam caindo – e que isso represente mais segurança para quem circula pelas ruas de Curitiba.

radares-visiveis-despencam-multas-curitiba
Foto: Pedro Ribas/SECOM/Arquivo.