Um encanador se envolveu num acidente com uma ambulância do Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (10), no bairro Rebouças, em Curitiba. O acidente não deixou feridos, mas sim prejuízo para ambos os lados, pois a Saveiro do encanador teve avarias e a ambulância precisou ser baixada.
A colisão aconteceu no cruzamento da Avenida Sete de Setembro, com a Rua João Negrão. A ambulância estava indo para o Jardim Botânico atender uma vítima de agressão quando, no cruzamento, acabou batendo no carro.
Tobias Marques, o motorista da Saveiro, disse que estava parado no semáforo da João Negrão, quando o semáforo abriu e todos os carros arrancaram.
“Teve um que arrancou um pouco mais rápido e atravessou a Sete de Setembro antes de a ambulância vir. Eu vinha atrás deste e a ambulância colidiu com o meu carro”.
contou Tobias Marques, o motorista da Saveiro
Segundo Tobias, o motorista da ambulância afirmou que o sinal estava aberto para que a ambulância passasse. Mas ele também diz isso.
“Não tem como o sinal estar verde para os dois lados e não teria como eu ter avançado o sinal porque vários outros carros passaram e um passou na frente do meu antes da ambulância”.
disse Tobias Marques, o motorista da Saveiro
O encanador disse que chegou a ouvir a sirene da ambulância, mas já estava muito em cima, não conseguiu sequer desviar. Agora, ele teme que seja visto como errado no acidente e acabe no prejuízo.
“Minha expectativa é de que as câmeras sejam verificadas e lidas, que eu tenha acesso às imagens, porque é a única alternativa que eu possa me salvar. Do contrário, não tenho a segurança de que vou ter um julgamento justo para a questão”.
pediu Tobias Marques, o motorista da Saveiro
Bombeiros alertam
Por mais que talvez o semáforo estivesse aberto para o encanador, atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que as ambulâncias, além de prioridade no trânsito, têm livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência.
A lei já exige o uso de dispositivos de alarme sonoro e de iluminação intermitente para que a livre passagem seja garantida. Segundo o tenente Venturini, dos bombeiros, a ambulância estava com os alertas ligados.
“Pode acontecer com qualquer um que está nas ruas conduzindo, né, até essa situação cabe reforçar da atenção no trânsito para que os motoristas prestem atenção aos veículos de emergência. A ambulância estava com sinais luminosos e sonoros ativados, estávamos descolando para uma ocorrência”.
explicou o tenente Venturini, dos bombeiros
- Leia também: Capotamento em bifurcação deixa casal de idosos ferido no Novo Mundo: “Alguém deve ter furado”, diz bombeiro
No caso deste acidente, ninguém se feriu. Mas o tenente dos bombeiros reforçou o alerta para que os motoristas tenham atenção ao verem um veículo de emergência.
“Ainda bem que ninguém se machucou, não tivemos vítimas na nossa ambulância e nem no veículo terceiro, mas novamente cabe a ressalva de atenção durante o deslocamento de equipes de emergência no trânsito”.
comentou o tenente Venturini, dos bombeiros
Uma equipe do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) registrou boletim de ocorrência do acidente.