O supervisor Edison Bretas Júnior, do Grupo de Fiscalização de Trânsito (Gtran) da Guarda Municipal (GM), esteve na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta quarta-feira (21), e fez um alerta não só aos vereadores, como também à sociedade. Isso porque, dados da GM revelam que Curitiba registrou 153 acidentes de trânsito na Linha Verde em 2025, com vítimas ou danos materiais significativos, o que significa um aumento de 21% em relação ao ano passado.

O número de Boletim de Acidente de Trânsito (BAT) no primeiro quadrimestre deste ano é 21% superior ao mesmo período de 2024, quando foram emitidos 126, e 23% superior a 2023, que teve 117 casos.
Convidado pela vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) para a Tribuna Livre, Bretas Júnior apresentou dados para os vereadores e pediu ajuda para solucionar este problema; veja abaixo
Culpa da desatenção: maior parte dos acidentes ocorre de dia e com tempo bom
Ao contrário da percepção comum, afirmou Bretas Júnior, os acidentes de trânsito não se concentram em dias chuvosos ou no período noturno.
O dado mais surpreendente é que a maioria dos sinistros ocorre de dia, com céu claro e pista seca. Isso revela claramente que a desatenção é hoje o principal fator de risco no trânsito
destacou Bretas
Ele trouxe o exemplo do mês de março de 2025, quando foram registrados 2.682 sinistros pelo Detran-PR, dos quais 263 com vítimas.
Entre os pontos críticos de Curitiba, duas vias se destacam pela quantidade de acidentes: a Avenida Comendador Franco, conhecida como Avenida das Torres, e a Juscelino Kubitschek de Oliveira, no CIC.
São as campeãs de sinistros de trânsito na cidade, com grande fluxo de veículos e registros constantes de colisões
apontou
Número de veículos é quase o mesmo de habitantes em Curitiba
Trazendo dados obtidos com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PR), o guarda municipal chamou a atenção para o fato de Curitiba possuir, atualmente, uma frota registrada de 1,6 milhão de veículos, número que se aproxima do total de habitantes, estimado em 1,8 milhão
Só que, no horário comercial, o número de veículos circulando na cidade chega a 5 milhões, considerando quem vem de fora. É quase três vezes a nossa frota registrada
destacou
13% dos condutores da cidade tem CNH vencida
Bretas Júnior também expôs o número de motoristas curitibanos em situação irregular, que não renovaram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nos prazos definidos pela legislação.
Temos 1.102.836 condutores habilitados em Curitiba, mas 149 mil estão com CNH vencida há mais de 30 dias, suspensa ou cassada. Isso representa 13% do total
informou
“Só na Linha Verde, em acidentes que atendemos, encontramos 39 condutores sem habilitação”, explicou o guarda municipal.
58% dos acidentes na Linha Verde foram sem vítimas; 28 óbitos registrados
O trecho da Linha Verde sob responsabilidade da Guarda Municipal desde 2023 teve um aumento expressivo nas ocorrências.
Ao todo, desde o controle da Guarda Municipal sobre o trecho urbano da Linha Verde, foram 985 sinistros com vítimas, um volume considerado alto para os 22 quilômetros de extensão de cada lado da via.