O vazamento do produto petroquímico Nafta na região portuária de Paranaguá, no litoral do Paraná, deixou a cidade em alerta desde a noite deste domingo (9). Equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão mobilizadas para evitar danos severos.

vazamento nafta paranaguá
Reprodução Folha do Litoral

De acordo com o Corpo de Bombeiros, moradores no entorno do trapiche do Santuário do Rocio tiveram que deixar as casas para a realização de um procedimento nas galerias de esgoto da região. Os outros moradores da cidade foram orientados a permanecer em casa.

“É uma quantidade grande de nafta, a gente ainda não consegue precisar. Por enquanto, a situação está sob controle e o vazamento contido. As nossas equipes fizeram o isolamento do local. Fizeram a evacuação de pessoas que estavam em áreas de risco. Não há motivo para pânico”, disse o tenente Lucas do Corpo de Bombeiros em entrevista à Folha do Litoral News.

Segundo os Bombeiros, foi feita leitura de nível de explosividade com a utilização do equipamento próprio, nos bueiros próximos ao local constatando atmosfera explosiva.

“Por este motivo, foi aplicada uma camada de espuma para diluição do produto, tanto na via pública, como nas galerias. Realizando também a sucção do produto pela empresa e destinado em um local de resíduos próprios”, disse em nota.

De acordo com a Portos do Paraná, por volta das 20h, durante operação de Nafta do terminal TERIN, foi identificada a ocorrência de um vazamento na Avenida Coronel Santa Rita.

Ainda, segundo a Portos do Paraná, imediatamente a equipe de prontidão da autoridade portuária foi acionada, isolando a área. As operações no terminal estão suspensas.

A Portos do Paraná reforça que as equipes seguem trabalhando no local e todos os recursos possíveis para auxílio no atendimento a ocorrência seguem disponibilizados.

Nafta

A nafta petroquímica é um combustível derivado do petróleo e se apresenta em forma líquida e sem cor. Ela é utilizada como matéria-prima em indústrias do ramo petroquímico, na fabricação de eteno e propeno, incluindo ainda o benzeno, tolueno e xilenos.

A nafta pode irritar os olhos, a pele e as vias respiratórias. Em altas concentrações, seus vapores podem causar desmaios.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Vazamento de produto químico na área portuária deixa Paranaguá em alerta

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.