Uma idosa de 90 anos, moradora do bairro Sítio Cercado, em Curitiba, foi vítima de um golpe antigo, mas que ainda faz vítimas: o falso sequestro. Criminosos simularam o sequestro de dois familiares da vítima e, sob ameaças de morte, conseguiram que a vítima transferisse o dinheiro.

Segundo a neta Amanda Novaes, os golpistas ligaram para a idosa afirmando que estavam com duas pessoas da família. Eles disseram que estavam com armas apontadas para a cabeça das supostas vítimas. As informações são da Ric RECORD.
“A minha avó entrou em contato com a minha madrinha para informar que tinham bandidos na residência da minha tia e do meu tio, que estavam com eles dentro do apartamento com arma na cabeça. Se não fossem feitas algumas transferências, iriam matar. Ou se a gente chamasse a polícia, iriam matar eles”
relatou.
O plano dos criminosos se fortaleceu com uma coincidência: os supostos sequestrados estavam em uma consulta com um dentista no momento do crime. Sem conseguir contato com eles, a idosa acreditou na ameaça. O valor repassado aos criminosos não foi divulgado.
O caso mobilizou equipes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope). Segundo o advogado da família, Nilton Ribeiro, a polícia agiu rapidamente após ser comunicada. “Em cerca de cinco minutos, equipes já estavam no local para atender a ocorrência. No entanto, foi esclarecido que não se tratava de um sequestro, mas de um golpe aplicado contra uma idosa no Sítio Cercado”, explicou.
Golpes frequentes
Familiares relataram que esta não foi a primeira vez que a idosa caiu em golpes. Em uma ocorrência anterior, os criminosos conseguiram dinheiro que havia na residência, sem que a vítima precisasse ir até uma agência bancária.
Na segunda situação, a idosa foi até um banco, sacou o valor disponível na conta, colocou o dinheiro em um saco preto e deixou o pacote em uma lixeira em frente à casa, junto com o celular, conforme orientação dos golpistas. O material foi recolhido pelos criminosos.
Marilene, familiar da vítima, lamentou o ocorrido e destacou que, apesar das orientações recebidas anteriormente, a idosa acabou cedendo à pressão.
“A gente já tinha ouvido falar muito desse golpe e orientado a família, mas, infelizmente, acabamos caindo em um golpe antigo”
complementou.
As investigações da Polícia Civil do Paraná (PCPR) continuam para identificar os criminosos.