O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou em entrevista exclusiva à Banda B nesta terça-feira (5) ser “muito difícil” que a reabertura de shoppings e academias aconteça neste momento no Paraná. Ele ainda disse que o estado está em uma situação “equilibrada” em comparação com outras regiões do país.

Secretário da Saúde, Beto Preto. Foto: Antonio Americo

“Por parte do Governo do Estado, neste momento, é muito difícil que isso aconteça (reabertura de shoppings e academias). Mas estamos diariamente acompanhando os números e por enquanto adotamos ainda uma postura mais conservadora”, disse o secretário.

De acordo com o secretário, graças ao isolamento o Paraná está melhor que muitos estados no que diz respeito ao combate do coronavírus.”Nós temos apenas dois medicamentos contra o coronavírus, não farmacológicos. São eles o isolamento domiciliar e o isolamento social. Eles têm o efeito colateral que é essa crise na atividade econômica, mas o esforço de todos conseguiu nos trazer para essa situação equilibrada em comparação com outros estados”, continuou Preto.

Beto Preto afirmou também estar preocupado com a chegada do frio, já que as baixas temperaturas podem aumentar o número de pessoas com problemas respiratórios procurando os serviços de saúde da cidade. “Por enquanto estamos conseguindo passar por este momento duro”, finalizou.

Paraná

A Secretaria de Saúde (Sesa) confirmou mais cinco mortes pela Covid-19, em boletim divulgado nesta terça-feira (5). Com isso, chega a 99 o número de óbitos pela doença no Paraná. O total de casos confirmados atingiu 1588 pessoas.

No total 137 cidades paranaenses têm casos confirmados da Covid-19.

1.071 são considerados recuperados, de acordo com os dados dos pacientes que já estão liberados do isolamento social. 588 estão na planilha de acompanhamento e monitoramento da Vigilância em Saúde da Sesa dos casos registrados em todo o Estado, com exceção da capital.