O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, disse em entrevista exclusiva à Banda B, nesta segunda-feira (30), que o status de transmissão comunitária do coronavírus deve ser confirmado em breve no Paraná. Ele também admitiu que os EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) para os profissionais de saúde estão em falta no momento no estado.

Secretário da Saúde, Beto Preto. Foto: Antonio Americo

“Nós já temos a transmissão local aqui, mas ainda não perdemos o controle disso para que o status fosse registrado. Porém, a transmissão comunitária no Paraná é questão de dias ou horas talvez, já que com o crescimento do número de casos a circulação do vírus aumenta”, afirmou Preto.

O secretário reafirmou a importância de manter o isolamento domiciliar e pediu para que a população não encare esse período em casa como férias.

Equipamento de Proteção Individual

Depois de denúncias sobre a falta de EPI’s para os profissionais de saúde do estado, Preto confirmou que os equipamentos estão em falta, mas que compras já estão sendo feitas para reabastecer os hospitais.

“Gostaria de ter mais EPI’s, mas eles sumiram. É uma crise em todo o mundo, então estamos tentando comprar e já conseguimos comprar algumas coisas com um preço muito acima do normal. Vamos fazer o possível para abastecer todas as frentes de enfrentamento do coronavírus”, explicou o secretário.

Ele enalteceu a importância dos profissionais de saúde nesta pandemia e ainda contou sobre a disponibilização de recursos para o aluguel de quartos de hotel, onde os trabalhadores, que vivem com idosos e crianças, poderão descansar antes de voltar para casa.

Boletim

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou, nesta segunda-feira, oito novos casos de coronavírus no Paraná nos municípios de Curitiba (3), Almirante Tamandaré (2), Rio Branco do Sul (1), Campo Largo (1) e Matinhos (1). Os pacientes são seis homens e duas mulheres com idades entre 26 e 59 anos.

Além disso, a Sesa onfirmou mais um óbito por coronavírus. Um homem de 66 anos, morador de Cascavel no Oeste do Paraná, teve a confirmação de Covid-19 neste domingo (29) e morreu na manhã desta segunda-feira (30).