Por Marina Sequinel

(Foto: Reprodução/Street View)

Uma moradora de Curitiba aguarda há seis meses pela realização de dois exames, uma ecografia mamária e uma endoscopia, na Unidade de Saúde Barigui. Cibele Mara Lewek, de 46 anos, contou que precisa fazer os procedimentos com urgência, já que tem problemas no coração e não está se sentindo bem nos últimos dias.

“Eu fui na médica em dezembro do ano passado e ela pediu os exames, mas até agora não tive nenhuma resposta, nada. Essa noite eu não consegui dormir de tanta dor no peito e no braço esquerdo. Eu fui internada com suspeita de infarto no ano passado e estou com medo. Depois que a gente morre não precisa mais de ajuda”, desabafou em entrevista à Banda B na tarde desta segunda-feira (5).

Ao procurar a Unidade de Saúde, Cibele foi avisada de que nada poderia ser feito. “Eu até falei que o meu caso é sério, mas não adiantou. Disseram que tem bastante gente na minha frente e que eu tenho que aguardar na fila. Mas como isso? O meu coração está disparando, a minha mão começa a formigar… Não sei mais o que fazer”, completou.

Além da demora nos exames, a moradora também reclamou da falta de medicamentos no posto de saúde. “Eu estou desempregada há dois anos e não tenho condições de comprar os remédios. Os funcionários dizem que tal dia os produtos estarão disponíveis, mas chega na data e não tem”, finalizou.

Outro lado

Sobre o caso, a Banda B procurou a prefeitura de Curitiba, que enviou a seguinte nota:

A paciente não apresenta indicação clínica para ultrassonografia mamária. Mesmo assim, a pedido do paciente, a médica a incluiu na fila para realização do exame, mas sem priorização. Se houve algum sintoma novo é preciso que a paciente volte ao posto de saúde e passe por consulta médica novamente, para que se avalie a necessidade de priorização do caso.

Em relação ao pedido da endoscopia, a paciente será beneficiada pelo mutirão da estratégia Saúde Já, lançada pelo prefeito Rafael Greca. A paciente tem avaliação com um gastro no Hospital Santa Casa no dia 8/6. O profissional vai avaliar a situação clínica da paciente e a necessidade de realização da endoscopia. A paciente precisa buscar a guia da consulta na unidade de saúde.

No prontuário da paciente não há registro de dores no peito e suspeita de infarto e não há relação com os pedidos mencionados acima. Em relação aos medicamentos, um estoque regulador está chegando aos postos de saúde nos próximos dias.

📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.