Foto: Pixabay

 

Para alguns, chegar ao clímax em um encontro sexual nem sempre é sinônimo de prazer.

Para outros, comer um simples sorvete também pode causar problemas.

É que ambas as situações podem levar algumas pessoas a sentir uma forte dor de cabeça. Muitos, no entanto, não se deram conta da relação de causa e efeito nesses momentos.

Confira algumas situações que, a princípio, deveriam ser prazerosas, como as mencionadas acima, ou não tanto, como faxinas — que podem causar dores de cabeça.

1. Sexo

É comum ver com certo humor quando dores de cabeças são usadas por mulheres como desculpa para conter investidas indesejadas de um parceiro.

Mas, segundo a sexóloga australiana Margaret J. Redelman, autora do artigo “What if the ‘sexual headache’ is not a joke?” (“E se a ‘dor de cabeça sexual’ não for uma piada?”), publicado no periódico British Journal of Medical Practitioners, essas dores na cabeça associadas ao sexo “podem ser qualquer coisa, menos uma piada”.

A International Headache Society (IHS) é uma organização britânica sem fins lucrativos que ajuda as pessoas que sofrem de dor de cabeça. Segundo a entidade, a dor durante o sexo já recebeu alguns nomes diferentes na literatura especializada:

  • Dor de cabeça sexual benigna ou dor de cabeça sexual vascular benigna
  • Cefaleia coital ou dor de cabeça coital
  • Cefaleia orgásmica ou dor de cabeça orgásmica

A organização descreve essa manifestação geralmente começando “como uma dor bilateral que aumenta acompanhando a excitação e que, de repente, se intensifica no orgasmo, mesmo sem qualquer distúrbio intracraniano (observado)”.

A intensidade da dor “abrupta e explosiva” pode ocorrer mesmo um pouco antes da chegada ao orgasmo.

Essa dor de cabeça pode durar de alguns minutos a 72 horas, com uma intensidade média.

De acordo com o Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), “os médicos acreditam que as dores de cabeça sexuais se devam a uma pressão que se acumula nos músculos da cabeça e pescoço” conforme avança a relação sexual.

Embora o NHS reconheça que esse tipo de dor de cabeça é inconveniente, esclarece que elas “geralmente são inofensivas e não significam que o sexo deva ser evitado”.

Tomar um analgésico algumas horas antes pode bloquear essa dor intrusa. No entanto, solicitar ajuda especializada é sempre o melhor passo a seguir.

2. Sono

Se você costuma já acordar com uma forte dor de cabeça, pode ser que algo esteja acontecendo durante seu sono para acioná-la.

Muitas pessoas não sabem que sofrem de bruxismo noturno, um hábito involuntário de cerrar os maxilares ou ranger os dentes sem qualquer finalidade funcional. A contração dos músculos da mandíbula pode causar dor de cabeça.

O bruxismo em sua versão mais leve é mais frequente do que parece e afeta crianças e adultos. Segundo o cálculo de um estudo publicado em 2013, a prevalência de bruxismo noturno na população adulta é de aproximadamente 12%.

“Ranger os dentes é cerca de 40 vezes mais potente que mastigar”, explicou Nigel Carter, da fundação British Oral Health, à BBC.

A melhor maneira de resolver isso é ir ao dentista para colocar um protetor bucal que resguarde os dentes enquanto dormimos.

3. Faxina

Desta vez, não tem nada a ver com uma desculpa para a preguiça: é um fato que, para algumas pessoas, limpar a casa pode dar dores de cabeça.

“Os produtos de limpeza doméstica, bem como perfumes e purificadores de ar aromatizados, contêm produtos químicos que podem levar à dor de cabeça”, diz o NHS, recomendando que neste caso tais produtos sejam evitados.

“Se você é suscetível (…) a certos odores, evite perfumes, sabonetes, xampus e condicionadores com aromas fortes”.

“Se o perfume de um colega está incomodando, coloque um ventilador em sua mesa”, acrescenta.

O serviço de saúde britânico recomenda ainda, para pessoas assim, que as janelas sejam abertas durante a faxina.

Um estudo do Departamento de Ciências Clínicas da Universidade de Bergen, na Noruega, já indicou que o uso regular de certos produtos de limpeza pode ter efeitos prejudiciais nos pulmões.

Confiram as outras três causas de dor de cabeça em BBC Brasil, clicando aqui.