Pelo menos 34 presos que testaram positivo para Covid-19, fugiram na madrugada desta terça-feira (22), da delegacia de Cambará, Norte do Paraná. Eles fugiram por um túnel cavado na cadeia. Ao todo, segundo  a coordenação regional do Departamento Penitenciário (Depen), 118 dos 122 presos testaram positivo para a doença.

“Por volta das 5 horas, numa ronda, foi encontrado um túnel. Foi então que com a contagem verificamos que 34 fugiram. Estamos com a PM no local e já providenciamos o fechamento deste buraco. São 118 casos confirmados com Covid e entre estes estão os 34 que fugiram”, disse o coordenador regional do Depen, Reginaldo Peixoto.

Mais cedo, o secretário de saúde de Cambará, Francisco Peres dos Reis, havia informado à Banda B que 92 detentos estavam contaminados, além de três agentes penitenciários.

Buraco por onde os presos fugiram em Cambará – Colaboração

A cidade de 25 mil habitantes recebeu a notícia com muita preocupação. Até o momento, Cambará tem 259 casos de coronavírus e quatro mortes.

A cadeia registra superlotação. Antes da fuga o local abrigava 122 presos para uma capacidade de 42 pessoas.

“Tomamos todas as medidas necessárias para o isolamento dos presos e a separação entre os que estão contaminados e os que testaram positivo. É um caso inédito e estamos tomando as providências”, informou o secretário.

A testagem em massa foi feita após um agente penitenciário apresentar resultado positivo para Covid-19. Até o fechamento desta reportagem, apenas dois detentos haviam sido capturados.