Algumas das mudanças implementadas pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) no terminal de ônibus de São José dos Pinhais não agradaram os usuários. As alterações entraram em vigor nesta segunda-feira (30), quando o local passou a ser integrado com Curitiba. Passageiros procuraram a Banda B para reclamar, principalmente, da extinção da linha Ligeirinho São José dos Pinhais/Boqueirão.
Agora, as duas linhas disponíveis para o deslocamento até Curitiba circulam pela região central de São José dos Pinhais, o que aumentou o tempo do trajeto. O promotor de vendas Leocádio Matoso contou à reportagem da Banda B que costumava levar cinco minutos na viagem entre o terminal de SJP e o Boqueirão, em Curitiba.
“Ficou meio complicado porque antes entrava direto, pegava o ligeirinho e eram cinco minutos até o Boqueirão. Agora é do outro lado para embarcar, que é o amarelo, ele dá volta no centro para depois ir para o Boqueirão, aumentou o trajeto, com isso o tempo”, considerou.
O vendedor Cândido Ferraz estava no terminal na manhã desta terça-feira (31) e contou que seria a primeira vez que iria utilizar o sistema após as mudanças. De imediato, não gostou.
“É a primeira vez que vim pegar depois da mudança e já estou sentido falta. Para quem tem o horário meio apertado e mora longe então complicou”, disse.
Com a integração, por outro lado, os passageiros passaram a pagar apenas uma tarifa. A medida deve beneficiar, segundo a Comec, aproximadamente 2,5 mil pessoas que se deslocam diariamente pelas linhas urbanas e metropolitanas.
A proposta foi viabilizada por meio de um novo planejamento de linhas implementado pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), responsável pelo gerenciamento do sistema na RMC, em parceria com a prefeitura do município.
Mas as alterações também deixaram alguns passageiros perdidos. A reportagem da Banda B encontrou a inspetora de alunos Eliane de Lima preocupada.
“Tirou o ligeirinho, a gente não sabia de nada, ficou uma bagunça hoje cedo, me perdi aqui tudo, que eu vim lá do Cajuru para cá. Agora nem sei como eu vou voltar”, reclamou.
O outro lado
A Banda B entrou em contato com a Comec. Em nota, a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba informou que “a inclusão do Terminal Central de São José dos Pinhais à Rede Integrada de Transporte – RIT, implementada nesta segunda-feira (30), exigiu um remanejamento operacional. O terminal, antes pouco utilizado, agora vive uma nova dinâmica que será acompanhada pelos fiscais da Comec durante os próximos dias, para realização de todos os ajustes necessários”.