Da Redação
(Foto: Reprodução|TV Globo)Em gravação feita pelo empresário Joesley Batista, da JBS, o presidente Michel Temer antecipou que o Comitê de Política Monetária
(Copom) cortaria a taxa de juros em 1 ponto percentual. A informação foi publicada nesta quinta-feira (18) pelo site Antagonista e
confirmada pelo jornal Folha de S. Paulo.
Segundo a reportagem, no dia 12 de abril, o Copom reduziu a taxa Selic, referência para os juros da economia, para 11,25% – depois que a conversa entre Temer e Joesley foi gravada, no dia 7 de março. Na ocasião, o presidente deu aval para que a JBS pagasse pelo silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha na prisão.
Ainda de acordo com a Folha, se a gravação for confirmada, Temer terá passado informação privilegiada, que nem ele mesmo poderia saber, ao empresário – que poderia fazer operações no mercado futuro de juros.
Sobre o caso, o Banco Central afirmou que “as decisões do Copom são tomadas apenas durante as suas reuniões e são divulgadas imediatamente após seu término por meio de Comunicado no sítio do Banco Central da internet”.
O BC afirmou ainda que “não existe a possibilidade de antecipação da decisão a qualquer agente, público ou privado”. “Sinalizações sobre possíveis futuras decisões são emitidas nos documentos oficiais do Banco Central”.
📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.