O penúltimo debate promovido pela RICtv, na noite deste sábado (28), colocou os candidatos à Prefeitura de Curitiba para discutirem temas importantes na capital do Paraná. As eleições municipais estão marcadas para o próximo domingo, dia 6 de outubro, e a corrida para o cargo promete se intensificar.

debate rictv curitiba
Debate da RICtv foi o penúltimo antes das eleições. Foto: Igor Corrêa/RICtv

Da crise climática ao metrô em Curitiba; do aumento de guardas municipais nas ruas à quantidade de hospitais e qualidade de saúde oferecida pela cidade. Os assuntos renderam entre os candidatos: Andrea Caldas (PSOL); Eduardo Pimentel (PSD); Luciano Ducci (PSB); Luizão Goulart (Solidariedade); Maria Victoria (PP) e Ney Leprevost (União Brasil).

Antes do evento, alguns deles conversaram com o repórter Antônio Nascimento e comentaram as expectativas para o momento que fomenta as atividades democráticas.

Cada dia para nós é uma oportunidade diferente para conquistar o voto. Estamos muito felizes em ter mais uma oportunidade de conversar com o eleitor.

Andrea Caldas, candidata pelo PSOL.

Estou animado porque é um momento em que todos os candidatos tem as mesmas condições para expressar suas ideias, falar suas propostas e também serem testados.

Luizão Goulart, candidato pelo Solidariedade.

Também estou confiante. A nossa campanha tem sido muito bem recebida nos quatro cantos da cidade. As nossas propostas são as melhores e o nosso plano de governo é o mais responsável. Estou feliz.

Eduardo Pimentel, candidato pelo PSD.

A expectativa é boa. Nosso intuito é fazer um debate democrático, transparente, para mostrar nossas propostas para Curitiba.

Luciano Ducci, candidato pelo PSB.

A expectativa é boa. A eleição está em aberto. Essa é a oportunidade para quem nos assiste, escolher quem será o próximo prefeito de Curitiba. A decisão é sua.

Maria Victoria, candidata pelo PP.

Os debates contribuem para o aprimoramento da democracia. E dão aos eleitores a oportunidade de avaliar as propostas dos candidatos, de verificar quem tem mais firmeza, competência, transparência e as melhores propostas para Curitiba.

Ney Leprevost, candidato pelo União.

O debate teve três blocos. No primeiro deles, os candidatos vão responder às perguntas feitas pelos jornalistas. No bloco seguinte, serão de embates diretos e os temas são de livre escolha dos candidatos. No terceiro e último bloco, novamente os concorrentes a prefeitura de Curitiba responderão às perguntas feitas pelos jornalistas e fazem as considerações finais.

Pesquisa Radar/Banda B

A pesquisa Radar/Banda B, divulgada na última semana, coloca Pimentel a frente dos demais candidatos. Ducci e Leprevost disputam vaga em um eventual 2º turno.

A sondagem eleitoral, na pesquisa estimulada, mostra Eduardo Pimentel com 35,4% das intenções de voto, Ducci tem 16,4% e Ney com 9,3%. Os dois últimos estao empatados no limite da margem de erro, que é de 3,5%.

Metodologia

O instituto Radar Inteligência entrevistou 816 pessoas entre os dias 21 e 23 de setembro. A pesquisa, registrada sob o número 03407/2024, tem grau de confiança de 95% e uma margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.